sábado, 26 de abril de 2014

Profiteroles com duo de morango


Boas minha gente,

Como todos sabemos estamos na Primavera, o tempo está a melhorar aos poucos (apesar das mais recentes “cargas d’água”) e já começámos a ser presenteados com todas frutas, legumes e vegetais desta estação do ano.

Umas das frutas primaveris mais apreciadas são com toda a certeza os morangos, vermelhos, doces e ligeiramente ácidos, são ricos em várias vitaminas (C, K, B2, B5, B6 e B9), minerais (Cobre, Iodo, Potássio, Magnésio e Silício), assim como antioxidantes. Por serem tão ricos em vitaminas e minerais são óptimos para reforçar a imunidade do organismo, ajudam a reduzir o colesterol, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e estimulam o cérebro, melhorando a memória (devido à fisetina). Para além disto combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce.

Se ainda não houvesse razões suficientes para comer morangos, estes contém muito poucas calorias por cada 100g de morangos ingerimos cerca de 34 calorias.

Assim hoje, o Barrigana traz-vos “Profiteroles com ‘duo’ de morangos”. Vão precisar de:

Massa de choux
(12 profiteroles)
- 150g de farinha;
- ½ l de água;
- 1 pitada de sal;
-65g de manteiga;
- 4 ovos;
- 2 colheres de chá de açúcar mascavado;
- 2 colheres de chá de canela;
- Raspas de laranja e limão q.b.
Duo de morangos
- cerca de 12 morangos;
- 3 a 6 colheres de chá de açúcar mascavado;
- 2 claras de ovos;
- 2 ramos de hortelã;
- 1 raiz de erva príncipe;
- Chocolate derretido q.b.

Peneira-se a farinha para dentro de uma taça. Num tacho deita-se a água juntamente com o sal e a manteiga e deixa-se levantar fervura.

Assim que estiver a ferver retira-se do lume e deita-se a farinha de uma só vez. Mistura-se bem e volta-se a levar ao lume, mexendo até se formar uma bola. Nesta fase retira-se da panela para um recipiente grande e juntam-se os ovos um a um, incorporando bem cada um antes introduzir o outro.

Uma vez tudo bem misturado coloca-se num tabuleiro para ir ao forno cerca de um colher de sopa de massa, dando uma forma arredondada (caso queiram podem fazer este processo com a ajuda de um saco de pasteleiro). Levam-se ao forno pré-aquecido entre 180 a 200 graus. Até ficarem estaladiços.

De seguida, com a ajuda de uma varinha mágica picam-se oito morangos com quatro colheres de açúcar mascavado, os ramos de hortelã e a raiz de erva príncipe. Depois batem-se as claras em castelo e a meio do processo deitam-se duas colheres de açúcar mascavado, continuando a bater até ficar um merengue fofo e brilhante.

Nesta fase junta-se o “sumo de morangos” ao merengue e envolve-se bem. Reserva-se por cinco ou dez minutos no congelador, para fique bem frio.

Assim que os profiteroles estiverem frios, finalizam-se abrindo-os a meio e colocando o merengue, alguns pedaços de morango e um pouco de chocolate.

 Uma mistura clássica. Massa, morangos e chocolate, sempre delicioso.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: