sexta-feira, 4 de abril de 2014

Salteado de Brama Rayi Manná com Bulgur de curgetes grelhadas


Olá minha gente,

A esta altura devem estar a pensar…”Ora más isto hãn? Mas tu queres ver que este gajo passou-se…outra vez?” Nada disso minha gente. Estes nomes complicados são mesmo comida e não apenas eu que ando a ter visões estranhas.

Passo a explicar. A Brama Rayi não é nada mais, nada menos do que um o peixe que habitualmente conhecemos como “Chaputa” e que uma vez enlatado e conservado em óleo vegetal é tradicionalmente denominado pelo seu nome científico: “Brama Rayi”. Mesmo conservado é um peixe de carne branca, firme e suculenta.

O “bulgur”, ou em bom português “triguilho” é um cereal feito a partir dos grumos de várias espécies de diferentes trigos. É produto muito característico da cozinha sírio-libanesa e mediterrânica.

Assim, hoje trago-vos um “Salteado de Brama Rayi Manná com bulgur de curgetes grelhadas”. Precisam de:
( Para 2 pessoas)
- 1 lata de Brama Rayi Manná;
- ½ cebola;
- 1 dente de alho;
- sumo e raspa de limão q.b.
- 1 pedaço de gengibre;
- 1 curgete (pequena/média em rodelas com cerca de 1cm de espessura);
- Cerca de 150g de bulgur;
- 1 pedaço de casca de limão;
- 1 pedaço de casca de laranja;
- 1 rodela de gengibre;
- 5 a 6 pedaços de tomate seco;
- 1 e ½ colher de chá de pimentão-doce;
- ½ colher de chá de cominhos;
- sal e pimenta q.b

Numa chapa para grelhar bem quente colocam-se as rodelas de curgete e cozinham-se por cerca de dois a três minutos por lado. Uma vez cozinhadas retiram-se, cortam-se em quartos, temperam-se com sal, pimenta, sumo de limão e azeite e reservam-se numa taça.

Posto isto, num tacho coloca-se o bulgur, com o dobro da quantidade da água, juntamente com sal e pimenta a gosto, ½ colher de chá de pimentão-doce, ½ colher de chá de cominhos, um pedaço de casca de limão e laranja, a rodela de gengibre e o tomate seco (para reidratá-los). Deixa-se cozer por cerca de dez minutos, juntando mais água se necessário.

Numa frigideira com uma colher de sopa do óleo da Brama Rayi Manná salteia-se a cebola, o alho e o gengibre durante cerca de cinco minutos. Junta-se a Brama Rayi Manná em pedaços médios, tempera-se com um pouco de sal e pimenta, pimentão-doce, raspa e sumo de limão e deixa-se cozinhar por mais dois a três minutos.

Assim que o bulgur estiver cozido, retiram-se os pedaços de tomate seco, cortam-se em tiras e juntam-se à frigideira com a Brama Rayi Manná. Deixa-se cozinhar por mais dois minutos e retira-se do lume.

Entretanto escorre-se o bulgur, retirando as cascas de laranja e limão e a rodela de gengibre, e misturam-se 
os pedaços de curgete grelhados com o bulgur.

Serve-se num prato fundo colocando o bulgur em baixo com a Brama Rayi Manná em cima.

Aromático, saudável e delicioso. Uma perdição. Experimentem.



Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Isto tem tudo para ser bom ... Tenho que provar! Beijinhos Linda

    ResponderEliminar