quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Livramento


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana está de volta ao sul de Portugal, mais precisamente a Olhão, para vos falar de um agradável restaurante de comida tradicional algarvia. Interessados? Sim? Então, vamos a isso.

Situado no número 160 da Avenida 5 de Outubro encontramos o restaurante “O Livramento”, paredes meias com a Ria Formosa que se encontra a literalmente alguns passos.

Assim que se entra é impossível manter os olhos parados, devido à decoração da casa, repleta de fotografias a preto e branco de antigos caíques, copejadas de atum (técnica de pescar atum com arpões), entre muitas outras fotos antigas que tanto caracterizam esta terra algarvia. Para além disso podemos ver também miniaturas de barcos tradicionais e outros artefactos e instrumentos de pesca.

Este restaurante tem um ambiente bastante acolhedor que nos fascina e nos transmite muita simpatia, assim como o serviço que nos chega à mesa sempre acompanhado de um sorriso.

Assim para o ambiente ficam os quatro Barriganas.

Depois vem a ementa, que está repleta de pratos tradicionais algarvios (e não só). Começamos com umas deliciosas amêijoas da ria abertas “à bulhão pato”, depois seguem-se os pratos principais, uns mais tradicionais da zona, outros mais de todo o país e ainda outros vindos de “paragens” mais distantes.

Para começar umas “Lulas salteadas com alho”, suculentas e com um bom sabor a alho, depois o tão apreciado por todos nós, “Polvo à Lagareiro”, macio, tenro e saboroso e sempre acompanhado por batatas, uma delícia. Continuando passamos para uma apetitosa “Feijoada de lingueirão” bem apuradinha, o tão tradicional “Xarém com conquilhas” (e uma pitada de caril para animar) que nos chega com um bem audível “xaaréeeeeemm!” e terminamos com uma “Moqueca de camarão com papas de milho” bem tradicional de “Terras de Vera Cruz”. Uma excelente refeição

Para terminar uma deliciosa “Mousse de café” e uma “Tarte de chocolate” imprópria para gulosos.

Desta forma, ficam os cinco Barriganas para a ementa.

O preço é bastante apelativo, ronda entre os 12 e os 15 euros por pessoa, que para a comida e o ambiente apresentado é um valor bastante simpático.

Por tudo isto ficam os quatro Barriganas para o preço.

Já sabem, um excelente sítio para apreciarmos as várias belezas da Ria Formosa, não só naturais, mas também culinárias, este é um excelente sítio para uma refeição.


Fotos e Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. E nas 'entradas' também já lá comi uns belos 'carapaus de escabeche' e 'litão em molho branco' para além do 'patê' fabrico da casa, tudo muito bom! Beijinhos Linda

    ResponderEliminar