segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cheiros Saudáveis


Olá a todos,

Assim como o gosto, o cheiro é também um dos sentidos mais poderosos e importantes para nós. Apenas um leve aroma pode dizer-nos milhões de coisas, avivar-nos memórias e transportar-nos para vários sítios.

Por isso mesmo, os cheiros são tão importantes na cozinha quanto todos os outros sentidos. Mais ainda, os cheiros são tão importantes para nós porque também nos dão grandes benefícios.

Assim, hoje venho falar-vos de alguns cheiros que são saudáveis:

Menta – De acordo com um estudo recente o cheiro da menta aumenta a memória cognitiva. De facto, uma vez inspirado quer pelo nariz, quer pela boca (através de pastilhas, por exemplo) este cheiro melhora a nossa resposta em tarefas de reconhecimento, melhora a memória de trabalho e a velocidade das respostas visuais e motoras.

Canela – Vários estudos realizados nos últimos anos concluiram que o cheiro da canela melhora em muito os níveis de atenção. Para além disto, ajuda a proteger o cérebro humano contra o Alzheimer devido aos seus principais componentes (cinamaldeído e epicatequina) que ajudam a travar as proteínas que levam à memória degenerativa que origina esta doença.

A minha sugestão é usarem canela nos vossos pratos e se conseguirem também no ambientador do vosso carro, por exemplo.           
Alecrim – Aumenta a concentração, a rapidez e a precisão das tarefas mentais.

Basta adicionarem um punhado de alecrim nos vossos pratos, principalmente em pratos com carne de porco ou borrego. Também é sempre bom ter algum plantado, mais que não seja num vazinho no parapeito da janela.

Jasmim – Este é um dos meus benefícios preferidos. O jasmim é indicado para melhorar o sono e torná-lo mais “eficiente”, ou seja, mais profundo e descansado, sem termos que andar às voltas na cama. Para além disto, o cheiro do jasmim diminui os níveis de ansiedade e aumenta a atenção.

É um chazinho antes de deitar e caímos como tordos.

Citrino (limão, laranja, lima, toranja, entre outros) – O cheiro de citrinos ajuda a reduzir os níveis de stress e de ansiedade.  

Basta usarem a casca de citrinos nos vossos pratos, ou em chás.

Por isso já sabem, toca a usarem o nariz e a cheirar estes belos aromas que nos fazem tão bem à saúde.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: