quarta-feira, 26 de março de 2014

Pedro dos Leitões


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana vem falar-vos de uma casa que faz as delícias e enche Barriganas há já 65 anos, que foi o primeiro “da sua espécie” e que até está situado numa rua com o nome do seu fundador.

No número 1 da Rua Álvaro Pedro, em Sernadelo, Anadia, encontramos o famosíssimo em Portugal e não só, “Pedro dos Leitões”. Com apenas 17 anos Álvaro Pedro (o tal “Pedro” dos Leitões) deixou Anadia para ir para o Brasil trabalhar como chefe de restaurante do comboio que fazia a ligação com a Argentina. Anos mais tarde, voltou a Portugal tendo trabalhado em vários hotéis e abriu o seu primeiro estabelecimento onde vendia sandes de leitão aos poucos automobilistas da altura que circulavam na Estrada Nacional nº1.

Finalmente em 1949 inaugura este restaurante, “Pedro dos Leitões”, no mesmo sítio onde se situa hoje (tendo sido o primeiro do mundo a comercializar Leitão assado à Bairrada).

Com o passar dos anos o restaurante cresceu e hoje em dia é uma casa ampla e confortável, com capacidade para receber cerca de 430 pessoas. O atendimento é bastante simpático e nada, nada lento, devido ao “exército” de senhoras simpáticas que nos servem.

Para o ambiente ficam os quatro Barriganas.

A ementa tem várias especialidades, a maior parte delas com leitão, “Cabidela de Leitão”, “Açorda de Leitão” e até “Linguados Grelhados” ou “Filetes de Pescada com batata à Inglesa”. Mas francamente meus amigos, vir aqui e não comer o ex-líbris da casa, ou seja, o “Leitão assado à Pedro dos Leitões”, é ainda pior (para mim) do que ir a Roma e não ver o Papa. Meus amigos, este prato consiste basicamente em vários pedaços de leitão assadas na perfeição, carne macia e suculenta e pele estaladiça, acompanhados por batatas fritas, salada e pelo tradicional molho, que é uma verdadeira delícia, sedoso e ligeiramente picante, o acompanhamento perfeito para o leitão.

Voltando um pouco atrás, como entrada para além do habitual couvert, podemos começar por acalmar a fome com uns “Croquetes de Leitão”. Tudo isto acompanhado por um dos outros pontos fortes da região, o vinho espumante rosé “Marquês de Marialva”.

Assim, para a ementa só poderiam ficar os cinco Barriganas.   

O preço ronda em média entre os 15 e os 20 euros por pessoa, o que tendo em conta a delícia que nos é apresentada é um valor bem simpático.

Ficam os quatro Barriganas para o preço.

Em suma, o “Pedro dos Leitões” é um dos locais em Portugal onde se deve ir pelo menos uma vez na vida. Se são amantes de leitão (como eu) passem por este verdadeiro oásis de xixa de porco saborosa.


Fotos e Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Ui! assim que cheguei aqui e vi 'Pedro dos Leitões' ... comecei logo a salivar, só posso acrescentar ... tudo 5*. Sempre que se proporcionar ... havemos de lá voltar! Beijinhos Linda

    ResponderEliminar