segunda-feira, 31 de março de 2014

Açúcar saudável


Olá meus amigos,

Quem não gosta de um bom docinho? Todos nós gostamos, uns mais, outros menos. Contudo, todos sabemos que o açúcar é uma faca de dois gumes, ou seja, enquanto nos enche a alma e o corpo com energia, quando usado em demasia é um inimigo de peso.

Hoje em dia o açúcar acompanha-nos todos os dias nos mais variados produtos. Em certos países o açúcar é uma verdadeira epidemia nacional, provocando problemas de saúde a miúdos e graúdos.

Nada temam. Felizmente, hoje em dia já encontramos várias alternativas ao açúcar convencional, bem mais saudáveis. São elas:

Stevia – É uma planta nativa da América do Sul, que é usada como adoçante há séculos. É 40 a 300 vezes mais doce do que o açúcar, não contém calorias e não tem impacto nos níveis de glicemia, não prejudica os dentes, o que faz dela um excelente produto, não só para diabéticos, mas também para pessoas que querem comer de uma forma mais saudável, como para quem está a fazer dieta. Contudo devemos consumi-lo com moderação, a Dose Diária Admissível fixada pela AESA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) é de 4 mg/kg de peso corporal.

Açúcar de Palma de Coco – Esta doce, saudável e sustentável alternativa ao açúcar é feita a partir da seiva da palmeira, que é aquecida até que toda a água que contém evapore, ficando assim reduzida a grãos. Este tipo de açúcar pode ser usado em praticamente todas as ocasiões em que usamos o açúcar tradicional visto que tem um sabor semelhante ao açúcar moreno, apesar de ser um pouco mais rico e de ter pouco impacto nos índices glicémicos.

Para além disto, é produzido de forma sustentável (ao contrários das produções de cana do açúcar), uma vez que quando se recolhe a seiva, as palmeiras podem continuar a produzir por mais vinte anos, produzindo mais e não destruindo o solo. 

Melaço – Negro, viscoso e docinho. O melaço resulta da centrifugação (uma das etapas do processo de fabricação do açúcar), basicamente o que acontece é que ao aquecer pela terceira vez a cana do açúcar, formam-se duas camadas, a de cima que são os cristais que vão dar origem aos cristais de açúcar (que consumimos normalmente), a camada de baixo é o melaço. Com esta separação o melaço acaba por ficar com a maioria dos nutrientes da cana, nomeadamente ferro, vitamina B6, magnésio, potássio e cálcio, de facto, apenas uma colher de sopa de melaço dá-nos até 20% da quantidade diária que necessitamos de cada um destes nutrientes. Para além disto, como é bem mais doce que o açúcar normal, não é necessário usar tanto, logo dura-nos mais tempo.

Estes são apenas alguns produtos que podemos usar para substituir o convencional açúcar, mas atenção meus amigos, sempre com moderação. Qualquer tipo de açúcar ou adoçante (mesmo que natural e menos prejudicial para a saúde) deve ser usado moderadamente, pois uma sobredose pode sobrecarregar o fígado, levando a consequências muito graves.

Vão ficando atentos para mais algumas dicas sobre saudáveis substitutos do açúcar.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário