sexta-feira, 28 de março de 2014

Massa Cappricci de atum e cavala à portuguesa Manná


Olá meus amigos,

Quantos de nós, nos nossos tempos de juventude, ou de mais aperto, não tivemos que recorrer à clássica “Massa com atum” como refeição?  Eu já a cozinhei, e ainda cozinho, frequentemente, com grande prazer.

Muitas vezes este prato é tido como um “último recurso”, que cozinhamos quando não temos grande coisa no armário, ou quando não temos grande coisa na carteira, ou quando não temos tempo e paciência para cozinhar. Contudo, não há razão alguma para encararmos a “Massa com atum” dessa forma, sim é fácil, rápida e barata, mas também pode ser um prato delicioso, cheio de sabor, requinte e mesmo assim, rápido e barato, basta querermos e puxarmos pela cabecinha.

Assim hoje trago-vos uma “Massa Cappricci de atum e cavala à portuguesa Manná”. Vão precisar de:     

(para duas pessoas)
- 1 cebola roxa (pequena);
- 2 colheres de chá de massa de alho;
- 4 pedaços de tomate seco (fatiado);
- 1 lata de filetes de atum em óleo Manná;
- 1 lata de filetes de cavala à Portuguesa Manná (juntamente com uma colher de sopa do óleo);
- 1 colher de sopa de vinho branco;
- 2 folhas de louro;
- Sumo e raspa de ½ limão;
- Massa tipo Cappricci (cerca de 160g, ou o suficiente para duas porções);
- Sal e pimenta q.b.;
- Oregãos q.b.

Numa panela com água a ferver, com um pouco de sal, um fio de azeite, uma folha de louro e o tomate seco (para que reidrate) coze-se a massa (Cappricci, ou outra) por cerca de oito a dez minutos, até ficar “al dente”.

Entretanto, numa frigideira com uma colher de sopa do óleo que vem com os “Filetes de Cavala á Portuguesa Manná”, salteia-se a cebola e a massa de alho durante cerca de cinco minutos. Juntamos o óleo da lata para dar mais sabor à massa e assim poupamos ainda mais um pouco, já que não usamos azeite.

Nesta fase juntam-se os “Filetes de atum Manná” e (para dar mais sabor ao prato) os “Filetes de Cavala à portuguesa”, partidos em pedaços e deixam-se cozinhar por cerca de três minutos. Depois junta-se o vinho branco, o tomate seco (reidratado) partido em pedaços, a raspa e o sumo de limão, a outra folha de louro e orégãos a gosto.

Termina-se temperando com sal e pimenta a gosto, juntando a massa à frigideira, misturando bem e juntando mais um pouco de raspas de limão.

E já está. Confiem em mim, vão olhar para esta combinação com novos olhos.

Patrocinado por Manná - Patés e Conservas de Peixe - www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe 


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebokk.com/shotframept

1 comentário:

  1. Tenho que experimentar! tem ótimo aspeto, apresentação 5* como sempre ... até apetece comer. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar