sexta-feira, 14 de março de 2014

Panacota de Banana e Rum


Olá minha gente,

Como hoje é sexta-feira, estamos à beira do fim-de-semana e ainda para mais temos tido uns belos dias de solinho, o Barrigana vai dedicar-se à sobremesa.

E querem melhor sobremesa para nos fazer recordar sol, calor e verão do que um “Panacota de Banana e Rum”?

O Panacota (ou panna cotta) é uma sobremesa tradicional da região italiana de Piemonte. A expressão em si significa literalmente “nata cozida” e é habitualmente feito com nata, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela e é normalmente acompanhada com compotas de fruta fresca. Antigamente, esta receita não mencionava gelatina (uma vez que ainda não existia na sua forma actual), mas incluía um passo que consistia na cozedura de espinhas de peixe para retirar o seu colagénio, obtendo-se assim gelatina. 

Mas desta vez, o Barrigana vai dar uma “volta” à receita original. Assim, vão precisar de:

(Para 4 doses)
Panacota de Banana e Rum
- 2 bananas;
- 2 a 3 colheres de chá de mel;
- 1 iogurte natural;
- 2,5 dl de rum;
- 2 ramos de hortelã (cerca de 20 folhas com talos);
- ½ lima;
- 2 folhas de gelatina;
- 1 clara de ovo (grande);
- 2 colheres de chá de açúcar moreno;
Gomas de rum e canela
- 1 pau de canela;
- Cerca de 12g de gelatina em pó sem sabor;
- 1 colher de chá de açúcar moreno;

Em primeiro lugar num copo alto junta-se a lima cortada em quartos, a hortelã (incluindo os talos) e as duas colheres de chá de açúcar moreno. Com o cabo de uma colher de pau pisa-se bem esta mistura para se extrair os sucos, finaliza-se juntando 1,5 dl de rum, agitando e reservando.

Entretanto num copo misturador juntamos as bananas, o iogurte e o mel e mistura-se até se obter um creme macio. Depois bate-se a clara em castelo e junta-se a esta mistura.

Numa taça com água demolham-se as folhas de gelatina até ficarem maleáveis, depois num tacho junta-se o preparado de rum, hortelã e lima, aquece-se e juntam-se as folhas de gelatina e mexe-se até se desfazerem. Deixa-se arrefecer um pouco, junta-se à mistura da banana e mexe-se bem. Coloca-se esta mistura em taças individuais e leva-se ao frigorífico.

Para as gomas de rum e canela, junta-se 1 dl de rum no tacho, juntamente com um pau de canela, uma colher de chá de açúcar moreno e 12g de gelatina sem sabor. Mistura-se bem, deixa-se aquecer um pouco até o açúcar e a gelatina dissolverem. Retira-se do lume e com a ajuda de uma colher num tapete de silicone ou numa folha de papel de alumínio fazem-se “discos achatados” desta mistura. Deixa-se solidificar e leva-se ao frigorífico.

Caso queiram, pode-se também fazer umas “chips” colocando algumas rodelas finas de banana no forno a 100 graus durante cerca de duas horas até estas estarem estaladiças e douradas.

Esta é uma sobremesa bem fresca e saborosa. Vai parecer que estão numa praia, num paraíso tropical a apreciar um cocktail gelado ao sol da tarde, mesmo que na realidade estejam em casa, de pijama e cobertos com uma manta. Experimentem.

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


1 comentário:

  1. Hummm! muito bom! boa conjugação de sabores, linda apresentação. Parabéns! Beijinhos Linda

    ResponderEliminar