terça-feira, 12 de novembro de 2013

Jiló


Olá minha gentes,

Não. Não estou disléxico e vocês não estão a ler mal. Hoje vou falar-vos de Jiló. Não de gila, não de massa filo, não de filhoses, mas sim de Jiló.

Passo a explicar, o Jiló é um fruto (apesar de parecer um vegetal, meio beringela e meio pimento) originário de África e abundante no Brasil, porém, aqui em Portugal é um fruto que é desconhecido. Eu pelo menos desconhecia por completo a sua existência, até me ter cruzado com ele numa pequena venda de produtos biológicos em Óbidos e claro que não lhes consegui resistir.

Na sua versão brasileira, o Jiló tem uma cor verde e, quando comprado, não deve conter picadas de insetos e a pele/casca deve ser lisa. Contudo, a “versão” que eu encontrei (que é cultivada na zona de Óbidos) é cor-de-laranja.

O jiló tem um sabor amargo, apesar disto, estão cheios de vitaminas, minerais e muitas outras coisas que nos fazem muito bem, o que compensa o sabor amargo. É rico em vitaminas do complexo B e C, vitamina A, cálcio, magnésio e ferro, que ajuda a combater o colesterol. Para além disto é conhecido por ajudar na perda de peso e por ser uma forma muito eficaz de combater o mau hálito. O paladar amargo do jiló estimula a salivação e tem uma acção antibacteriana, promovendo assim a higiene da boca e combatendo o mau hálito.

Neste momento devem estar a pensar, … “mas se é amargo não dá para comer!”. Calma, tudo tem uma solução, até o amargo do jiló. Para se verem livres do amargo deste fruto podem cortá-lo e deixá-lo de molho em água com sal por cerca de 15 minutos antes de o cozinharem. Podem também cozinhá-lo a vapor, ou em pouca água a uma baixa temperatura e depois, para não perderem todas as suas vitaminas e minerais aproveitem a água da cozedura para cozer arroz ou para sopas.

Pode também ser utilizado refogado com vegetais, frito ou panado, mas nunca se esqueçam de o cozer primeiro antes.

Por isso já sabem, quando derem de caras com estes pequenos frutos não os confundam. Já sabem o que fazer.


Fotos e Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / Facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário