segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Um “simples” ovo


Olá a todos,

Como alguns de vós sabem, muito recentemente fiz uma receita com ovos. Os ovos são simples, se pensarmos bem (e se nos lembrarmos das aulas de Ciências da Natureza pr’ái do 5º ano) são células, ou pelo menos a gema, já a clara é o líquido que completa todo o ovo e que a protege, logo são a “unidade” da galinha. É a partir deles que surgem estas nossas “amigas com penas”.

Bom, ciências à parte. Todos nós achamos que sabemos (pelo menos) cozer um ovo, afinal não é nada de especial…, um ovo, uma panela com água e um fogão. Sim, eu também pensava isso, mas afinal o simples gesto de cozer um ovo na perfeição pode ser mais complexo e até desafiante do que muitos podem pensar.
Por vezes, ao cozer ovos deparo-me com alguns problemas. Podem rachar a meio da cozedura e verter parte da clara para a água, podem ficar cozidos demais, ou cozidos de menos. Já tive verdadeiros “ataques de fúria” quando preciso de ora um ovo mais bem cozido, ora de um menos bem cozido.

Nesta última receita resolvi acabar com esta situação e fiz algumas pesquisas sobre como cozer o ovo perfeito. Assim, recolhi umas quantas dicas que vos podem ajudar também a vocês.

Passo a enumerar:
1-    A água em que cozemos os ovos deve ser fria, para evitar os choques de temperatura;
2-    Devemos juntar sempre um pouco de sal (para sabor) e vinagre (para evitar que, caso o ovo se parta, a clara não se espalhe por toda a água);
3-    Nunca se deve cozinhar com o lume alto pois a mudança brusca de temperatura faz com que a casca do ovo estale;
4-    Assim que a água entra em ebulição, deve-se contar cerca de 6 minutos (se quiserem que a gema fique mal cozida), ou 11 minutos (caso queiram a gema bem cozida), até o retirarem da água. Não deixem o ovo a borbulhar incessantemente, pois a partir deste dos 11 minutos a gema começa a ficar verde;
5-    Assim que estiverem cozidos devem ser mergulhados em água fria (com algumas pedras de gelo, se preferirem). Este processo faz com que o ovo contraia e descole da casca, tornando assim mais fácil a sua remoção.

Como vêm até uma coisa (aparentemente) tão simples, como cozer um ovo, tem a sua “ciência”. 

Design por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário