quarta-feira, 15 de maio de 2013

Restaurante “Tágide”



Olá minha gente,

Hoje o Barrigana vem falar-vos de um daqueles restaurantes que nos oferece, mais do que uma boa refeição, toda uma experiência.
Falo-vos do “Tágide”. Localizado nos números 18 e 20 do Largo da Academia Nacional de Belas Artes, no Chiado, este é dos restaurante que nos fazem relembrar o porquê de Lisboa ser uma das melhores cidades para se viver, em todo o mundo.
As Tágides são as ninfas do rio Tejo a quem Camões pede inspiração para compor a sua obra “Os Lusíadas”. De facto, esta inspiração chega-nos assim que chegamos à sala de jantar e nos deparamos com a vista fantástica para a baixa lisboeta e para o Tejo. O edifício em si, apresenta uma arquitectura que remonta à época pombalina, e foi construído sob as ruínas do Convento de S. Francisco depois do terramoto de 1755.
Durante algumas décadas do século XX, o “Tágide” foi também uma reputada discoteca e em simultâneo um prestigiado restaurante.
Em 2007 foi realizada uma remodelação na decoração e a casa passou a aliar aos aspectos históricos um toque moderno e confortável.
O atendimento é bastante atencioso e familiar, o mobiliário é confortável e a vista…aaaahhh a vista é privilegiadíssima. Recomendo vivamente que marquem mesa com alguma antecedência e peçam uma mesa para a varanda, esta refeição irá mudar as vossas vidas.
Sem qualquer dúvida que o ambiente merece os cinco Barriganas.
Em relação à ementa, … nem sei por onde começar. Parece mesmo que, neste campo, as “Tágides” do Tejo dão uma “mãozinha” e abençoam este restaurante. Para começar a entrada. “Sapateira com sorvete de pêra abacate e crocante”, também me lembro de ter comido um dos melhores “foie-grás” que já comi. Nos pratos principais, o pato é delicioso, de qualquer das formas que é confeccionado, destaco o “Peito de pato salteado com morangos, risotto de ervilhas e crocante”. As sobremesas também são de comer e chorar por mais, os mais gulosos que se preparem para o que ai vem. “Tiramissú de Pêra Bêbeda”, um clássico “Crème Brulée” e uma “Sericáia com gelado de tangerina e carpaccio de ananás”. Pode haver melhor maneira para terminar uma refeição? Só mesmo com um café e com uma vista fabulosa para a noite quente lisboeta reflectida nas águas do Tejo.
Para a ementa, uns indiscutíveis cinco Barriganas.
O preço não é para todas as bolsas, mas vale muito a pena fazer um esforço e visitar, tanto pela qualidade da comida, como pela simpatia do serviço e pelo ambiente e conforto da sala e (não me canso de dizer isto) pela vista privilegiada para a baixa, para o castelo de S. Jorge e para o rio.
Por tudo isto, ficam os quatro Barriganas
Mais do que um restaurante histórico no centro de Lisboa, uma ode ao “ser português”,… conforto, boa comida e boa vista para apreciar o excelente clima. Experimentem.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Confirmo tudo! é tudo isso ... gostei imenso no dia em que lá fui almoçar ... falta-me ao jantar. Linda

    ResponderEliminar