segunda-feira, 20 de maio de 2013

Hambúrgueres de salmão com aioli de manjericão


Boas minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos uma receita saudável e deliciosa. Num destes dias estava mesmo a apetecer-me um bom hambúrguer, mas não estava com “barrigana” para ficar empanturrado, que é o que habitualmente me acontece quando como um bom hambúrguer de carne. Foi ai que me lembrei, “…e se fizesse um hambúrguer de salmão?”, e assim foi.
O salmão é um óptimo peixe para este tipo de confeções porque, para além de ser muito saudável (rico em Ómega 3) é também um peixe com um “carne” muito versátil. Não se desfaz com muita facilidade, ao contrário da dos peixes brancos, como por exemplo, a pescada.
Um outro peixe que resultaria muito bem neste prato seria o atum.
Resolvi também, e como vos tinha dito na segunda-feira, fazer um aioli de manjericão, que nada mais do que uma maionese de alho e manjericão. O manjericão é daquelas ervas aromáticas que também é muito versátil e que, neste caso, vai muito bem em qualquer receita de salmão.
Então, hoje tenho para vocês uns “Hambúrgueres de salmão com aioli de manjericão”. Vão precisar de:

Hambúrgueres (para 2 pessoas)
- 1 Posta de Salmão (cerca de 200g);
- Salmão fumado (cerca de 150g);
- Cebolinho picado (uma colher de sopa);
- ½ Cebola roxa picada;
- 1 colher de sopa de molho de soja;
- 1 gema de ovo;
- 1 rodela de gengibre (picado finamente);
- Sumo de ½ limão
- Raspas de ½ lima;

Aioli de Manjericão (para 2 pessoas)
- 1 gema de ovo;
- 4 a 6 dentes de alho (em pasta);
- Sumo de ½ limão;
- Azeite (a fio, para emulsionar);
- Sal e pimenta q.b.;
- Manjericão (finamente picado);

Em primeiro lugar, para o aioli junta-se a gema, o sumo de limão, os dentes de alho e, enquanto mexemos (com o auxílio de umas varas), juntamos o azeite a fio e emulsionamos até se formar um preparado com a consistência de uma maionese. Nesta fase, pica-se o manjericão finamente e junta-se. Termina-se temperando com sal e pimenta. Reserve no frigorífico.
Em relação aos hambúrgueres, em primeiro lugar corta-se o salmão em posta, assim como o fumado, em pedaços pequenos. Deixo uma dica, se deve cortar em demasia pois assim o salmão fica em papa e não conseguimos que o hambúrguer mantenha a forma, nem deixar os pedaços muito grandes porque assim também não se “segura”.
Nesta fase, num taça grande junta-se o salmão picado, a gema de ovo, o cebolinho, a cebola roxa, o molho de soja, o gengibre, o sumo de limão e a raspa de lima. Mistura-se bem até se formar uma mistura peganhenta.
Formam-se os hambúrgueres e levam-se a uma frigideira com azeite bem quente e deixa-se cozinhar. Atenção, não cozinhem demais, pois facilmente ficam secos.
Serve-se com uma boa salada e o aioli de manjericão, ou como neste caso, dentro de pão. Eu optei por servi-los com um “bolo do caco” madeirense e com um “pão tigre”, com espinafres e tomate cherry.
Experimentem, é muito saboroso e saudável e aqui não há remorsos.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Isso devia estar muito bom ... para mim pode ser em 'bolo do caco' ... acho que vou passar revista às receitas todas e fazer uma lista, acho que durante o mês de Agosto vamos ter uma ementa muito diversificada e saborosa. Parabéns também aí à 'sra. fotógrafa'... apetece-me jogar a mão às fotos e começar a comer. Parabéns aos dois. Beijinhos

    ResponderEliminar