quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Storik

Pessoal,

Hoje o Barrigana vem falar-vos de um daqueles restaurante que defino como “sorrateiros”. Porquê? São daqueles restaurantes que nos vêm à memória sorrateiramente e muitas vezes não são a nossa primeira opção, mas que estão sempre lá, no topo da nossa lista, para regressarmos.
Estou a falar-vos do restaurante que se situa no nº 30 da, sempre movimentada, Rua do Alecrim, chamado Storik. Ora este restaurante é tão peculiar porque apresenta uma especialidade que nenhum outro restaurante, pelo menos que eu conheça, apresenta. Estou a falar das “Flammekeuche”, ou “Flammes”.
A Flammekeuche é um prato Alsaciano tradicional do norte de Estrasburgo que consiste numa massa fina de pão, estaladiça e leve. Tradicionalmente é coberta com uma mistura de “créme fraiche” e “fromage blanc” polvilhada com bacon fumado.
Conta a história que, antigamente, nas aldeias Alsacianas, as famílias juntavam-se ao Domingo para cozer o pão para a semana seguinte, no forno comunitário. Após o aquecimento do forno a lenha, este estava demasiado quente para se cozer o pão, mas estava no ponto certo para fazer umas “flammes”.
O Storik, apresenta-nos no seu menu algumas “flammes” fixas e vai introduzindo outras, ditas de criação, que levam esta especialidade para além do que é habitual. Para vos ser sincero já perdi a noção de que tipos de “flammes” lá comi. Lembro-me de algumas muito saborosas como, de frango, cogumelos e estragão, de salmão fumado, morcela e maçã, enfim as opções são quase infindáveis.
É por esta razão que, em minha opinião, a ementa do Storik é tão boa, porque com um elemento que possibilita combinações quase infindáveis, há sempre a preocupação de não “variar em demasia” e de fazer combinações de boa qualidade. Por tudo isto dou cinco Barriganas.
Em termos do ambiente é um restaurante que inclui, para além da “parte” Flammekeuche, também oferece sushi bar e lounge bar, o que nos permite ter várias opções para jantar e, caso queiramos, tomar um copo depois da refeição. Em minha opinião é também uma boa opção para um jantar de grupo mais requintado, pois a casa também apresenta menus especiais para este efeito. Desta forma, atribuo quatro Barriganas ao ambiente.
Em relação ao preço, é um restaurante um pouco mais caro para quem tem um orçamento mais restrito, mas que, caso seja possível, vale sempre a pena visitar, pelo menos uma vez para se provar as “flammes” e também outros pratos que são óptimos. Mas as “flammes” são aquela coisa que… não dá para não provar. Assim, vão os três Barriganas para o preço.
Passem por lá! É um lugar simpático, moderno e que apresenta uma óptima ementa.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


1 comentário: