Pessoal,
Hoje o Barrigana continua na sua saga de preparar pratos para acompanhar os filmes candidatos aos Óscares 2013.
Desta vez o filme é “Django Libertado”, realizado pelo incontornável Quentin Tarantino.
A história passa-se dois anos antes da Guerra Civil, no sul dos Estados Unidos, e fala-nos de Django, um escravo que é vendido ao caçador de prémios, Dr. King Shultz (Christoph Waltz) para o ajudar na captura dos assassinos, irmãos Brittle. O sucesso nesta demanda leva Schultz a libertar Django, mas os dois decidem continuar juntos a “caçar” os criminosos mais procurados do Sul.
Todavia, Django mantem-se focado no seu objetivo principal: encontrar a sua amada Broomhilda (Kerry Washington). Esta procura leva os dois até “Candyland”, uma plantação onde os escravos são preparados para lutarem entre si por desporto, propriedade de Calvin Candie (Leonardo DiCaprio). Para escaparem com Broomhilda terão de escolher entre a independência e a solidariedade, entre o sacrifício e a sobrevivência.
Sendo este um filme com uma atmosfera “western”, eu senti que inevitavelmente teria que fazer um prato “à cowboy”. E existe prato mais “cowboy” do que umas fogosas azinhas de frango assadas com molho picante?
Vão precisar de:
(Para 2 pessoas)
-6 asas de frango;
- ½ cebola roxa e branca;
- 1 colher de sopa de massa de alho;
- ¼ de pimento vermelho e amarelo;
- 3 a 4 tomates chucha sem pele;
- 5 a 6 colheres de sopa de molho de tomate;
- 6 a 8 colheres de sopa de ketchup;
-1 colher de chá de coentros em pó;
- 1 ½ malagueta seca sem sementes(ou a gosto);
- 1 a 2 colheres de chá de pimenta de caiena (ou a gosto);
- Sal e pimenta (a gosto);
Em primeiro lugar levam-se as asas, temperadas com sal e pimenta, ao forno por 1 hora, virando-as, ou até ficarem estaladiças.
Para fazer o molho picante, demolham-se as malaguetas secas em água quente para reidratá-las. Deve-se ter atenção ao manusear as malaguetas, para não levar as mãos à boca, olhos ou nariz porque o picante irritará estas zonas.
Posto isto, num tacho com azeite salteia-se o alho, as cebolas, os pimentos e os tomates, todos eles picados. Passados cerca de 5 minutos junta-se o pó de coentros, o molho de tomate, o ketchup e deixa-se cozinhar em lume brando por mais 8 a 10 minutos.
Nesta fase retiram-se as malaguetas da água (água esta que se reserva), picam-se retirando todas as sementes (ou pelo menos uma parte delas) e juntam-se ao preparado juntamente com a pimenta de caiena, o sal e a pimenta preta. Prova-se para retificar os temperos, caso esteja muito picante juntem mais ketchup.
Depois com a ajuda de uma varinha mágica (ou de um robot de cozinha) passa-se o preparado até se obter um molho espesso. Caso esteja muito espesso junta-se um pouco da água usada para reidratar as malaguetas.
Para comerem estas asinhas vão ter que ser uns “cowboys” ou “cowgirls” feios, porcos e maus. Quando as provarem vão ficar com vontade de dizer “Mãos ao ar! A última asinha é minha!”.
Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia
Quero provar isto! tem um aspeto imperdível ... depois combinamos quando vai ser. Beijinhos
ResponderEliminar