sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lincoln - Tarte de Maçã (Apple Pie)

Caríssimos,

Hoje, em mais um Especial Diários d’um Barrigana Óscares 2013, trago-vos duas “coisas” “as american as Apple pie”, como dizem os nossos vizinhos do outro lado do atlântico.
Em primeiro lugar, o filme que vos sugiro hoje é “Lincoln” de Steven Spielberg. É um drama focado no tumultuoso período do final de mandato do histórico 16º presidente, Abraham Lincoln, interpretado por Daniel Day-Lewis. No meio de uma guerra civil, que mantém o país dividido, e à beira de mudanças profundas, Lincoln com uma profunda noção de justiça, coragem e determinação vai fazer escolhas que irão alterar o destino das gerações futuras.
Ora, um dos grandes personagens da história americana e mundial e um dos presidentes mais acarinhados pelos americanos, merece que se faça um dos pratos mais acarinhados por esta nação, ou não estivesse ele presente no ditado acima. É um dos pratos mais clássicos e populares da cozinha americana e que na altura do Sr. Presidente, provavelmente já existia.
Tarte de Maçã (Apple pie) com crosta Lattice. Vão precisar de:


(Massa)
- 3 a 4 chávenas de farinha;
- cerca de 5 colheres de sopa de manteiga;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa óleo vegetal;
- cerca de 33 cl de água fria;
(Recheio)
- 2 Maçãs
- 1 colhe de sopa de Açúcar (amarelo);
- 1 a 2 colheres de chá de canela;
- 1 a 2 colheres de chá de noz-moscada;
- 1 colher de sopa de sumo de limão;
-1 ovo;
Primeiro, para a massa, junta-se a farinha e o sal com a manteiga, o óleo vegetal e a água fria (que se junta gradualmente). Nesta fase, amassa-se a mistura até formar uma bola, que se leva ao frigorífico por uma hora.
Depois, em relação ao recheio, descascam-se e fatiam-se as maçãs em quartos, às quais se junta o sumo de limão. Posto isto, junta-se o açúcar, a canela e a noz-moscada e reserva-se a mistura.
Depois estica-se metade da massa e posiciona-se na forma para levar ao forno, à qual se junta a mistura da maçã. Estende-se a restante massa e corta-se em tiras com cerca de 0,5 cm. Para finalizar, dispõe-se estas tiras entrelaçando-as e pincelando com o ovo batido o topo e os rebordos da massa.
Neste caso, optei por fazer umas bem mais práticas para ver filmes, “mini apple pies”.


Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Estavam boas? têm bom aspeto ... mais uma para provar... Beijinhos

    ResponderEliminar