quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vivo numa Horta


Caríssimos,

Considero-me um privilegiado porque tive e tenho o prazer de poder morar numa horta. Perguntam vocês…”hã?! Uma horta?!”, sim, uma horta. Com várias tipos de árvores de fruto, vegetais e leguminosas plantadas e animais domésticos.
Nos dias que correm, acho que é uma verdadeira raridade ter o privilégio de poder viver, toda a vida, no meio deste “cenário”.
Esta “horta” era uma propriedade que pertencia ao meu trisavô (ou seja, o Barrigana Sénior3 - “ao cubo”) e que era utilizada apenas como terreno agrícola, mas o meu bisavô e o irmão dele construíram habitações, mas ainda assim ficou um grande espaço para cultivo.
Imaginem só que sempre que me apetece posso sair porta fora e ir buscar uma fruta, directamente “à fonte”, ou seja, à árvore. Posso comer fruta e vegetais frescos durante todo o ano. Quando termino o meu almoço basta pensar, …”Huuumm! Que fruta é que me apetece…uma laranjinha era que nem ginjas.” e é só ir buscar.
Há de tudo um pouco, batatas, tomates, nozes, laranjas, nêsperas, uvas, ……., chá de doce lima e até arroz.
Até quando, no Verão, me apetecia uns caracóis, muitas vezes ia apanhar e depois a minha mãe fazia-os, que eram acompanhados por uma boa limonada, feita com limões e que ia roubar…ai, pedir emprestado ao limoeiro do vizinho.
Meus amigos, uma coisa é certa todos os pratos feitos com os vegetais que vêm da “horta” são muito mais saborosos do que os que são feitos com vegetais “de supermercado”, o sabor é totalmente diferente, assim como a fruta, é bem mais doce e sumarenta.
Ora digam lá se não sou privilegiado????

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário