quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Restaurante “O Tintol” - Faro


Caríssimos,

Hoje venho falar-vos de um restaurante que é uma pequena preciosidade. Daqueles que já não se encontram com muita facilidade.
O restaurante chama-se “O Tintol” e situa-se na estrada nacional 125 a três quilómetros de Olhão e a quatro de Faro e meus amigos digo-vos, nunca comi num restaurante que servisse peixe na brasa como este.
As preciosidades começam logo quando chegamos ao local, o restaurante dispõe de um “pseudo-parque de estacionamento” próprio, depois, à entrada temos os grandes chefs, ou seja o Senhor que assa o peixe e o seu “ajudante”, que o serve.
A sala de refeição é uma espécie de “armazém” com uma disposição e decoração bem características disso mesmo, mas ainda assim sempre com um toque familiar.
Os funcionários são simpáticos e o atendimento é bastante “caseirinho”, ao ponto de sermos surpreendidos com alguns comentários típicos da zona…”Ah mãe! Móss, má d’ond’é que vocês vêm? Só pedem lulaj mó!”, cortesia do Senhor que nos vem servir. Com tudo isto, o ambiente merece dois Barriganas.
No que diz respeito ao peixe assado, não há pedidos, só é servido o que há no dia, lulas, choco, salmão, robalo, atum…, mas tudo é uma delícia porque tudo é muito bem temperado e cozinhado. Não sei qual é a técnica mas quem grelha, faz magia, literalmente, porque eu nem sou grande fã de peixe e meus amigos, quando lá vou, até as peles “marcham”. E o xarém com conquilhas, tão tradicional da zona, também é “de comer e chorar por mais”. Assim, tenho o prazer de atribuir quatro Barriganas à ementa.
Depois, há a questão do preço. É bastante acessível para a qualidade de peixe que apresentam, por apenas cerca de 10 euros por pessoa podem comer o peixe que quiserem, por mais 1,5 euro podem comer uma salada montanheira (tomate, pimento e cebola) e ainda duas batatas cozidas. Com mais um euro podem comer o “tal” xarém com conquilhas. Tendo em conta a relação entre qualidade e preço “O Tintol” merece bem cinco Barriganas.
Passem por lá. Não se esqueçam se estiverem na zona de Olhão ou Faro, vale a pena experimentar este peixinho.

Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário: