quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Especial fim de ano: Crumble de Maçã e Passas

Pessoas,

Chega a hora da sobremesa e com uma barrigana tão cheia dos pratos anteriores e das bebidas, claro, vou deixar-vos com uma sugestão para a qual vale sempre a pena “guardar um espacinho”. Um crumble de maçã e passas.
Vão precisar de:


-Farinha;
-Açúcar;
-Margarina (líquida para usos culinários, ou amolecida á temperatura ambiente);
-½ maçã grany smith e ½ maçã gala (com casca);
-Uvas passas;
-2 paus de canela;
-Sumo de laranja;

Para começar, numa frigideira com manteiga e 3 colheres de chá (cheias) de açúcar amarelo salteiam-se as maçãs cortadas em cubos pequenos. Junta-se também as passas (a gosto) e os 2 paus de canela, deixa-se saltear até a maçã amolecer, junta-se sumo de meia laranja e reserva-se.
Numa taça funda, junta-se 3 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de açúcar amarelo e mistura-se. Posto isto, adiciona-se, mexendo gradualmente, a margarina líquida até obter-se uma massa granulada e relativamente seca.
Depois, no fundo de uma forma própria para forno coloca-se a maçã e as passas salteadas e por cima a massa granulada, leva-se ao forno, em lume médio, durante 15 a 20 minutos.
Esta sobremesa é óptima para a passagem de ano porque, como o próprio nome indica (crumble=desfazer-se/desagregar-se), se se desfizer todo antes de ir para a mesa, por terem bebido um “copito” a mais, ninguém vai notar…”AAAHHH!! Hic, desfez-se todo, hic!!! Não faz mal,…É um crumble, hic!”
Despeço-me de todos. Espero que estas sugestões vos tenham ajudado e que tenham um óptimo fim de 2012 e um ainda melhor 2013.


Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Tive o privilégio de experimentar e posso garantir que para além do aspeto chamativo també estava muito bom. Linda

    ResponderEliminar