Boas pessoal,
Para a receita de hoje resolvi fazer um clássico, bolonhesa. Normalmente é feita com esparguete, ou mais tradicionalmente, em Itália, com rigatone.
Na minha opinião este é um prato que muitas vezes é visto como “banal”, junta-se massa, carne picada e tomate (ou molho de tomate) e já está. Mas não tem que ser assim, muito facilmente podem dar uma “nova cara”, qual cirurgiões plásticos, à vossa bolonhesa. Basta adicionar alguns elementos fora do comum.
Muitas vezes se fizerem com outros “tipos”ou cores de massa, com massa integral por exemplo, ou com diferentes ervas aromáticas, podem dar um toque especial a este prato. Hoje resolvi fazer com tagliatelle multicolor.
Assim, vão precisar de:
- Cerca de 200 g carne de novilho picada (vaca ou porco também são boas opções);
- Tagliatelle;
- 4 a 6 tomates chucha (sem pele e sem sementes);
- 6 cogumelos paris e 6 portobello;
- Manjericão;
- Molho de tomate;
- Ketchup;
- Coentros em pó;
- ½ Cebola roxa e ½ branca;
- Massa de alho;
- Manteiga para usos culinários;
-Queijo mozarela ralado (ou parmesão);
(Prato para três pessoas)
Em primeiro lugar deixo-vos uma pequena dica para retirarem a pele ao tomate. Põe-se um tacho com água ao lume e enquanto aquece faz-se um corte em cruz numa das pontas do tomate. Depois, assim que a água ferve põe-se os tomates durante um minuto e retira-se. Desta a forma a pele sai mais facilmente. Depois é cortar em metades e retirar as sementes com a ajuda de uma colher.
Passando à bolonhesa, num tacho salteia-se a massa de alho e a cebola branca e roxa. Posto isto, antes de se adicionar os cogumelos laminados junta-se um pouco de coentros em pó e os tomates em cubos. De seguida, e uma vez os cogumelos cozinhados, junta-se um pouco de manteiga e logo depois a carne picada. Tempera-se com sal e pimenta.
Nesta fase, junta-se a polpa de tomate e o ketchup e deixa-se cozinhar um pouco mais. Entretanto, coze-se a massa num tacho com água, sal e um fio de azeite.
Convém provar o preparado da bolonhesa antes de terminar, rectificando os temperos, por vezes pode ser necessário adicionar um pouco de açúcar para “equilibrar” a acidez do tomate. Ainda antes de retirar do lume finalizar com um toque de sumo de limão e com umas folhas de manjericão finamente cortadas.
Depois é só servir e para terminar polvilhar o prato com o queijo mozarela ralado e caso gostem um pouco de pimenta preta.
Buon appetito.
Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia
Bellíssimo aspecto! belas fotos! tenho de experimentar. beijinhos
ResponderEliminar