terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Domingos Azevedo – XL – Lisboa


Domingos Azevedo, nasceu há 58 numa aldeia transmontana, o seu contacto com a “cozinha” surgiu quando se mudou para Lisboa, onde os pais tinham um restaurante.
Começou como ajudante de cozinha no Hotel Florida, onde começou a aprender e evoluir.
Dizem que faz o melhor foie gras de Lisboa (mas não é esse prato que vos trago hoje), apesar disto, não cede a entusiasmos e defende que o seu ingrediente secreto é gostar daquilo que faz.
De resto, o seu percurso no XL, do qual é responsável em conjunto com o chef Vasco Gallego, tem sido seguro e pautado pela qualidade elevada.
O que gosto na receita deste chef é o facto de com elementos simples, ele preparar um souflé elegante, clássico, mas que nunca deixa de ser um prato especial do restaurante XL.
Para o souflé XL, vão precisar de:


100 g de bechamel (2 colheres de sopa de margarina, 2 colheres de sopa de farinha e cerca de 20 a 40 cl de leite, consoante queiram o bechamel mais líquido ou mais espesso);
2 ovos (separar as gemas das claras);
50 g de queijo mozzarella;
50 g de espinafres.

Primeiro, para o bechamel, num tacho derrete-se a margarina à qual se junta a farinha e deixa-se cozinhar por um minuto. Posto isto, junta-se o leite aos poucos, até se formar um creme suave. Para finalizar tempera-se com sal e pimenta.
De seguida, separa-se a gemas das claras e depois, batem-se as claras até formar um castelo firme.
Numa tigela junta-se o molho bechamel, as gemas, os espinafres (previamente cozidos e picados) e no fim, as claras em castelo. Envolve-se tudo levemente , com o cuidado de não bater a mistura para que não perca o “ar” das claras, que é fundamental para que o souflé ganhe forma.
Finalmente, leva-se ao forno a 2000 C numa tigela (ou tigelas) funda, previamente untada com manteiga, durante 25 minutos.
Para um prato clássico e elegante até é bastante fácil de preparar. “Challenge Accomplished!”


Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Ótimo aspeto ... e não é fácil fazer um bom souflé! também quero provar este ... vão fazendo a lista. Beijinhos

    ResponderEliminar