segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cascas e Talos


Meus amigos,

Em mais um diário, venho deixar-vos uma dica que pode dar muito jeito e fazer-vos poupar “uns trocos” e resume-se em duas simples palavras: CASCAS e TALOS.
Muitas vezes, por falta de hábito, ou desconhecimento, as pessoas não usam as cascas e talos da fruta e dos legumes, acabando por perder os seus benefícios nutricionais.
Cépticos? Então deixo-vos alguns exemplos que vos podem convencer.
Maçã: A sua casca tem 87% mais fitoquímicos que previnem o cancro do que o interior. Vai bem com iogurte, num bolo ou até numa salada de alface, por exemplo.
Beringela: Quando a descascamos perdemos a antocianina, um antioxidante que previne danos nas células cerebrais e o magnésio, que ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Gratinada com mozarela é uma excelente sugestão.
Batata: É na casca que se concentra 100% da fibra e do potássio, que são importantes para a digestão e para o metabolismo dos hidratos de carbono. As cascas da batata fritas, como se faz ao interior, são um pitéu que, nos últimos tempos, tem ganho popularidade.
Por exemplo, no momento em que escrevo este texto estou a desfrutar de um saboroso chá de gengibre (com casca claro), casca de limão, casca de lima e mel. Basta cortar duas tiras das cascas, duas rodelas de gengibre e duas colheres de chá, muito fácil.
No caso dos talos são bons para enriquecer e temperar cozinhados. São também, ricos em vitaminas e minerais.
Talo de Agrião: Rico em vitaminas A, C e complexo B, ferro e fósforo vai bem na base de uma sopa, ou salteado para acompanhar pratos de peixe ou carne.

Talo de Brócolos: Contêm vitaminas A e C. São ideais para misturar com massas.

Talo de Salsa e Coentros: Possuem vitamina C, ferro e potássio. São uma boa opção para temperar saladas frias, molhos, ou mesmo para juntar a uma omelete.

Enfim, as hipóteses são quase intermináveis, basta ter um pouco de imaginação e não ter medo de arriscar.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Completamente de acordo! as cascas de batatas fritas são uma verdadeira iguaria, é das minhas entradas preferidas. Beijinhos

    ResponderEliminar