domingo, 30 de outubro de 2016

O Mistério da Horta do Ti Manel (Uma Sobremesa para o Halloween)


Olá a todos,

O Halloween está aí à porta e, por isso mesmo, hoje trago-vos uma receita dedicada a este tema, mas para isso primeiro tenho que vos contar uma história.
"O Ti Manel tinha uma horta ia, ia, oh…
E nessa horta havia um mistério ia, ia, oh…
Num belo dia o Ti Manel deparou-se com um cenário macabro. O que aconteceu às maçãs e aos morangos do Ti Manel? As maçãs estavam podres, em decomposição, e os morangos mais pareciam sangue coagulado.
E os Olhos?... De onde vieram aqueles olhos?! Pobre Ti Manel..."
Agora falando mais a sério, hoje trago-vos uma sobremesa inspirada neste dia e também nesta pequena história (que foi totalmente inventada) apresento-vos "O Mistério na Horta do Ti Manel". Vão precisar de:

Morangos
- Morangos (em pedaços);
- 1 colher de chá de extracto de baunilha;
- Cerca de 3 colheres de sopa de martini bianco;
- 2 colheres de sopa de compota de amoras (ou de outros frutos vermelhos);
- Sumo de 1/2 limão;
- 2 folhas de gelatina;

Maçãs
- 2 a 3 maçãs riscadinhas de Palmela (pequenas);
- 2 colheres de sopa de vinagre de framboesa;
- Canela a gosto;

Terra
- Bolachas de chocolate e laranja;

- 2 olhos de goma;

Começando pelos morangos, numa taça  colocam-se os morangos partidos em pedaços, o martini bianco, a compota e o sumo de limão, mistua-se bem e cozinha-se por cerca de 5 minutos. De seguida, junta-se cerca de 4 a 5 colheres de sopa de água e cozinha-se por mais alguns minutos. Finaliza-se juntando as folhas de gelatina (previamente demolhadas em água) e deixa-se arrefecer.
Depois partem-se as maçãs em pedaços grandes (sem retirar os caroços, para dar um aspecto mais "real"), misturam-se com o vinagre de framboesa e polvilha-se com canela a gosto. Embrulha-se em papel de alumínio e leva-se ao forno a 180 graus por cerca de  40 minutos.
De seguida, para a "Terra" da horta, num robôt de cozinha colocam-se as bolachas de chocolate e trituram-se até ficarem com uma textura semelhante à da terra, um pouco grosseira (nem muito fina nem muito grossa).
Serve-se por fim colocando as bolachas de chocolate trituradas no fundo do prato, seguido pela maçã e pelas gomas de olhos (comprei um pacote no LIDL) e termina-se com os morangos tentando cobrir também a maçã e os olhos.
Um sobremesa assustadora e saborosa para celebrar o Halloween.

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: