quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Barrigana na Terceira II - Locais a Visitar e…comer

Olá minha gente,

Continuando, com a minha aventura na Terceira.
Hoje permitam-me desviar-me ligeiramente do tema principal deste blogue (comida) e deixem-me falar-vos um pouco de alguns dos sítios que visitei e que acho que 
todos os que visitam a ilha deveriam visitar.
Mas, como é óbvio, entre visitas, caminhadas e paisagens, há sempre também locais onde se junta a um ponto de interesse paisagistico/cultural, alguma comida.
Contudo, e apesar de facilmente se conseguir dar a volta à Ilha em pouco tempo, vou dividir esta "visita" em três partes: A cidade de Angra, A zona da Praia da Vitória e o "resto da Ilha".

A Cidade de Angra
Angra do Heroísmo tem vários pontos de interesse, desde monumentos históricos, a fantásticas paisagens naturais.
Mas não só, Angra tem vindo a ter um pequeno boom de novas lojas, mercearias e restaurantes com uma nova cara e novo feeling. 
O Bocas - Sabores do Mundo: É o sítio indicado para quem procura ingredientes de outras partes do mundo. Alguns deles até nunca tinha encontrado aqui no continente.   (www.facebook.com/obocas.saboresdomundo)
Pomar dos Atlântico - Para quem procura produtos regionais. Desde vinhos, compotas, chás, ervas aromáticas, especiarias, conservas e artesanato, entre outros. 


Quinta dos Açores - Sítuada a alguns minutos de Angra, este sítio é vários coisas tudo num só edifício. Para além de ser os escritórios e fábrica desta empresa de lacticínios e carne de vaca dos Açores, é também um mercadinho de produtos regionais e um fantástico restaurante/gelataria, tudo isto claro com os produtos produzidos no andar de baixo. Recomendo que provem a carne de vaca (seja de qualquer forma, eu fiquei-me por um prego) e os magníficos gelados (tentem ir lá mais do que uma vez para provarem vários sabores) muitos deles com sabores regionais.


Museu de Angra do Heroísmo - Algumas horas bem passadas, não só pelas peças do museu, mas também pelas várias exposições temporárias.
Jardim Duque da Terceira - Um local incontornável, vale a pena tirar um tempo para passear no jardim e também fazer uma pit stop na Casa do Jardim, uma casa especializada em cozinha vegetariana, para depois atacar a escadaria que liga o jardim ao Alto da Memória, um monumento erigido em homenagem à passagem de D. Pedro VI pela ilha e um local com uma vista privilegiada sobre a cidade.
Monte Brasil - Há também o Monte Brasil ao qual podemos subir e desfrutar do parque natural com local de merendas e vários animais que andam livremente, desde pavões, galos e até corsos. Subindo um pouco mais podemos desfrutar da vista para a cidade.  

Miradouro Monte Brasil

Zona da Praia da Vitória 
Sendo a segunda cidade da Ilha é outro dos pontos a visitar. Recomendo um mergulho (ou apenas um passeio se tiver frio) na praia  grande. Logo aí ao pé pode-se relaxar e tomar uma bebida no Delman Bar & Lounge, onde se pode desfrutar de uma bebida, comer uns petiscos e desfrutar da vista privilegiada para a praia. Recomendo a prova do gin Azor, feito com ananás dos Açores.

Delman Bar & Lounge 

Depois, também aí perto (se bem que recomendo o uso de carro - é um caminho a subir  bem grande) uma ida ao Miradouro do Facho, onde se tem uma vista sobre a cidade e a baia.

Miradouro do Facho

Para finalizar, recomendo bastante a subida (de carro claro) ao cimo da Serra do Cume. Exitem vários caminhos para subir, mas eu fiz um perto da Praia da Vitória e é bastante agradável. A visão do cimo é fantástica, de um lado a "bacia leiteira" da ilha, onde podemos admirar o manto verde com os seus "retalhos" quadrados onde pastam as vacas, do outro, outra perspectiva da zona da Praia da Vitória.

Serra do Cume
Restante Ilha
Quem visita a Terceira não pode fugir às atracções turísticas (talvez) mais visitadas, as furnas do enxofre, a gruta do Natal e o Algar do carvão. São três atracções geológicas impressionantes, cada uma à sua maneira, mas preparem-se para o cheiro a enxofre, para descerem às profundesas da terra e para gotas de água do tamanho de calhaus.

Algar do Carvão

Perto da gruta do Natal, podem também ver a Lagoa do Negro, um lago calmo que complementa o ambiente de serenidade circundante.


Lagoa do Negro

Depois podemos também sempre perder-nos nas mil e uma praias, pontas e miradouros fantásticos que a ilha tem desde as praias em Angra, como a da Silveira, ou a Prainha, como em S. Mateus, no Porto Judeu ou na baia da Salga  onde teremos uma vista privilegiada para o Ilhéu das Cabras. Seguindo para a Ponta das Contendas, para a Praia da Baía das Mós, passando por Porto Martins, pelas Quatro Ribeiras, pelas famosas piscinas naturais dos Biscoitos ou até pela Ponta do Queimado. E isto é apenas a "ponta do calhau", porque se tiverem algum tempo para ficar na ilha e passear calmamente vão descobrindo um sem fim de muitos outros miradouros, pontas e praias, é só ter tempo e procurar.
Praia no Porto Judeu (Ilhéu das Cabras ao fundo)

Ponta das Contendas (Ilhéu das Cabras ao fundo)

Praia da Baía das Mós

Praia do Porto Martins


Praia das Quatro Ribeiras

Praia dos Biscoitos

Ponta do Queimado

Entretanto, se nesta volta pela ilha vos der uma súbita fome, podem sempre passar  pela fábrica do Queijo Vaquinha, o queijo mais antigo da ilha e para além de poderem provar e comprar os vários queijos e iogurtes, podem também ver como estes são feitos.



Outro local de obrigatória visita é a Quinta do Martelo Cultural Resort, onde podemos viajar no tempo no qual este local era mesmo uma quinta de produção agrícola. Hoje em dia dividida entre Hotel, Restaurante e uma "espécie de museu" onde foram recriadas várias, artes e ofícios antigos, assim como a vida cotidiana da ilha entre o século XVIII e XIX (http://pt.quintadomartelo.net/).  


Sem comentários:

Enviar um comentário