domingo, 9 de outubro de 2016

Croquetes de Carne de Alcatra de Cabra


Olá minha gente,

O Barrigana está de volta com mais uma das suas receitas. Como já vos tinha tinha dito aqui, tenho alguns familiares nos Açores e felizmente tenho o prazer de tempos a tempos poder visitá-los e dar uns fantásticos passeios e (obviamente) provaras iguarias da Ilha Terceira.

Como isto da inspiração não tem data nem hora, tanta prova de petiscos levou-me a preparar algumas receitas baseadas em pratos tradicionais Terceirenses/Açorianos. Ora aproveitando algumas sobras de carne de uma sublime Alcatra de Cabra eu decidi fazer uns saborosos (e ainda por cima saudáveis) e fáceis “Croquetes de Carne de Alcatra de Cabra”. 

Vão precisar de:
(Para cerca de 10 croquetes)
- 360g de carne de cabra desfiada;
- 85g de linhaça moída;
- 130g de farinha de Aveia;
- 4 ovos;
- Alecrim a gosto;
- Cebolinho a gosto;
- 2 colheres de chá de fermento;
- Pão ralado q.b.

Para começar, numa taça grande juntam-se todos os ingredientes e mistura-se tudo bem até se obter uma mistura espessa. Neste caso, não é necessário temperar a mistura pois a carne já foi previamente temperada.

De seguida, enformam-se os croquetes e passam-se em pão ralado e colocam-se num tabuleiro levemente untado com azeite. Leva-se ao forno pré-aquecido a 190 graus por cerca de 20 a 30 minutos, ou até ficarem dourados e ligeiramente estaladiços por fora.

Uma receita saudável e como vêem bem fácil que tenta fazer jus a um clássico da cozinha Terceirense. 

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário