quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bolo-rei “Aldrabado” à moda do Barrigana



Olá minha gente,

Chegámos à receita final deste “Especial Natal – Receitas d’um Barrigana” e vou acabar com outro dos produtos mais consumidos nesta época, Bolo-rei.

Mas primeiro devo confessar-vos uma coisa, nunca fui muito fã de Bolo-rei, não sei ao certo o porquê, mas acho que é uma mistura de várias coisas que me desagrada. Em primeiro lugar a fruta cristalizada (é doce demais para mim), depois as passas (também nunca fui grande apreciador) e para finalizar, toda a combinação do bolo em si nunca me soube muito bem. Enfim, gostos…

Contudo o Barrigana não é pessoa de guardar “rancores culinários”e tento sempre dar segundas oportunidades a vários pratos/receitas/produtos, e assim hoje trago um “Bolo-rei ‘Aldrabado’ à moda do Barrigana”. Porquê aldrabado? Não, não vou cozinhar “gato por lebre” (ou neste caso “Bolo-rei por Bolo-princípe” ou coisa do género), mas sim porque vou substituir alguns ingredientes habituais por outros.

Talvez os puristas do Bolo-rei não vão gostar (e talvez até sentir um arrepio na espinha) quando lerem isto, mas enfim, não se pode agradar a toda a gente. Vamos a isto? Vão precisar de:

(Para 2 Bolos-rei pequenos/médios)
- Cerca de 250g Farinha de Trigo;
- Cerca de 80g de Farinha de Centeio;
- Cerca 100ml Leite (morno);
- 2 Ovos;
- 50g Manteiga (sem sal) ou Margarina - derreter;
- Cerca de 60g de Açúcar;
- 1 vagem de Baunilha;
- 8 Nozes;
- Amendoins (salgados) q.b.;
- Fruta desidratada q.b. (2 ½ mãos cheias);
- 100g Chocolate de Culinária (partido em pedaços);
-7g Fermento de Padeiro (em pó);
- Raspas de Laranja q.b ;
- 1 colher de sopa de Aguardente de Medronho;
- Canela q.b.;
- Sumo de 1 Laranja.

Para começar, numa taça coloca-se a fruta desidratada partida em cubos (eu usei papaia, kiwi, manga, morango, carambola, cerejas e ananás – reservei algumas tiras maiores para enfeitar) juntamente com o medronho, o sumo de laranja, um pouco de canela e um pouco de água. Desta forma, a fruta vai reidratar e ficar mais macia – o molho vai depois servir para pincelar os bolos no fim, depois de irem ao forno. 

Numa taça grande junta-se a farinha de trigo e de centeio (para dar uma textura mais crocante aos bolos), o fermento em pó, o açúcar, as raspas de laranja e a canela. Mistura-se bem.

Depois adiciona-se o leite morno, os ovos batidos, a manteiga derretida e as sementes da vagem de baunilha. Mistura-se bem tudo até se obter uma massa macia e ligeiramente pegajosa. Caso a massa fique muito húmida e pegajosa, adiciona-se aos poucos mais farinha. A partir daqui vamos ter que amassar com a mão (ou com a ajuda de um robot de cozinha).

Nesta fase, junta-se a fruta desidratada (guarda-se o líquido em que a fruta reidratou), os chocolates, as nozes e os amendoins. Amassar-se mais um pouco para incorporar tudo bem. Coloca-se novamente na taça, polvilha-se com um pouco de farinha, tapa-se e deixa-se levedar por cerca de 2 horas.

Passado esse tempo, retira-se amassa-se de novo e dá-se o formato desejado (neste caso eu optei pelo formato tradicional). Decora-se com as tiras de fruta desidratada, mais algumas nozes em metades, e amendoins. Coloca-se num tabuleiro de forno e deixa-se levedar por mais cerca de 30 minutos.

Depois, antes de se levar ao forno, pincela-se com uma mistura de ovo mexido e leite. Leva-se ao forno por cerca de 45 minutos a 180 graus, ou até ao inserir um espeto no bolo ele sair limpo.

Termina-se retirando os bolos do forno e deixando arrefecer um pouco. Ainda com os bolos mornos pincela-se o topo com líquido com que reidratou as frutas cristalizada, formando uma camada pegajosa, cítrica, doce e brilhante.

Uma tradição de Natal modificada mas, mesmo assim, bastante saborosa.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Parabéns! conseguiste que gostasse de bolo-rei, confesso que não sou muito fã desse bolo, mas este conquistou-me. Beijinho

    ResponderEliminar