domingo, 20 de dezembro de 2015

Creme de Couve-flor com Quenelles de Bacalhau


Olá a todos,

O Natal está aí e, como costuma ser habitual, o Barrigana preparou algumas sugestões para a ceia da noite de dia 24. Por isso, nos próximos dias, vou trazer-vos aqui algumas receitas que preparei com todos os preceitos que a quadra merece.

Assim, hoje, trago-vos um prato com, provavelmente, o produto mais consumido pelos portugueses nesta época, Bacalhau. É verdade, o nosso “fiel amigo” já nos acompanha à mesa literalmente há séculos, de facto, o primeiro registo conhecido sobre a pesca de bacalhau feita por portugueses data de 1353 quando o rei D. Pedro I estabeleceu um acordo com a Inglaterra para que se pudesse pescar bacalhau nas costas inglesas. Por isso podemos concluir que a pesca do bacalhau no nosso país deverá datar de um período ainda anterior a esta data.  

Voltando à “paparoca”, para começar em grande as festividades natalícias, hoje trago um “Creme de Couve-flor com Quenelles de Bacalhau”. Vão precisar de:

(Para cerca de 5 pessoas)
(Para os Quenelles)
- 500g de Bacalhau desfiado e previamente cozido (demolhado de um dia para o outro);
- 200g de Queijo creme com ervas;
- 50ml de Natas;
- Coentros q.b.
- Raspas de Limão a gosto;
- Raspas de Laranja a gosto;
- Pimenta de Caiena a gosto;
- Pimenta Rosa a gosto;
(Para o Creme)
- 1 Couve-flor (retirar as folhas exteriores);
- 100ml de Natas;
- 1 cebola;
- Pimenta de Caiena a gosto;
- Cerca de 15 Nozes;
- Tomilho;
-Cebolinho;
- Vinagre balsâmico

Para começar, numa taça junta-se o bacalhau cozido, o queijo creme, os 50ml de natas, os coentros picados, as raspas de limão e de laranja, a pimenta de Caiena, a pimenta rosa, sal e pimenta. Mói-se tudo com a ajuda de uma varinha mágica e mistura-se bem até se obter uma pasta homogénea. Reserva-se no frigorífico por cerca de 30 minutos.

Entretanto, numa panela coloca-se a cebola picada e deixa-se suar num pouco de azeite. Junta-se sal e pimenta e assim que a cebola estiver translúcida junta-se a couve-flor e deixa-se cozinhar por mais uns minutos. Passado esse tempo, junta-se cerca de 1 litro de água e tapa-se. Deixa-se levantar fervura e depois reduz-se para lume médio/baixo. Deixa-se cozer até a couve-flor ficar bem mole.

Depois passa-se a sopa com a varinha mágica até obtermos um creme suave e espesso, nesta fase adiciona-se os 100ml de natas e mistura-se bem. Rectificam-se a consistência juntando um pouco mais de água e o tempero juntando sal, pimenta e um pouco de pimenta de Caiena e tomilho a gosto.

Regressando aos quenelles, com a ajuda de duas colheres damos-lhes forma “passando” porções da mistura de uma colher para a outra fazendo com que fiquem com uma forma semelhante à dos nossos pastéis de bacalhau.

Para finalizar num prato de sopa colocam-se duas metades de nozes por cada quenelle de maneira a que formem uma base. Depois serve-se a sopa e termina-se com algumas gotas vinagre balsâmico e cebolinho picado.

Cremosa e cheia de sabor, uma excelente receita para começar a consoada.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Uma receita surpreendente em todos os sentidos, gostei muito e tem uma apresentação muito sofisticada.

    ResponderEliminar