terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Peito de Peru assado com molho de Laranja e Romã


Olá a todos,

Mais um dia e mais uma sugestão para o Natal. Desta vez um prato com talvez o segundo produto mais usado nesta época, o Peru.

Há mil e uma receitas de peru para esta época e o Barrigana não podia deixar de dar o seu contributo para aumentar esta lista. Assim hoje trago “Peito de Peru assado com molho de Laranja e Romã”. Vão precisar de:   

(Para 5 pessoas)
- 1 peito de peru (grande);
- 2 cebolas;
(Tempero e molho)
- Cerca de 250ml de sumo de laranja;
- Cerca de 50ml de molho de soja;
- 3 colheres de sopa de mostarda;
- Raspas de 1 laranja;
- Raspas de gengibre (1 pedaço grande);
- 2 colheres de chá de massa de alho;
- Pimenta a gosto;
- Pimenta de Caiena a gosto;
- 2 colheres de chá de pimentão-doce;
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de chá de amido de milho;
- Grãos de 1 romã;
- Tomilho a gosto;
- Oregãos a gosto;
(acompanhamento)
- 1 curgete;
- 8 tomates cherry.

Primeiro para o tempero do peru, numa taça junta-se o sumo de laranja, o molho de soja, as raspas de laranja e de gengibre, a massa de alho, a pimenta preta, a pimenta de Caiena, o pimentão-doce e o azeite. Mistura-se bem e rega-se o peito de peru. Reserva-se no frio por cerca de 4 horas.

Depois corta-se a curgete e os tomates cherry e colocam-se num tabuleiro de forno e tempera-se com azeite, sal, pimenta e orégãos frescos. Leva-se ao forno por cerca de 20 minutos até estar cozinhado.

De seguida noutro tabuleiro coloca-se a cebola cortada em pedaços grandes, juntamente com um pouco de azeite e depois coloca-se o peito de peru em cima. Leva-se ao forno a 200 graus por cerca de 1h a 1h20. A meio da cozedura junta-se alguns ramos de tomilho e de orégão (regados com um pouco de azeite, para que não queimem no forno) por cima do peru.

Depois, num tacho junta-se o líquido com que se temperou o peru, ao qual se junta grãos de romã a gosto e deixa-se cozinhar. Numa tacinha desfaz-se o amido de milho num pouco de água e junta-se ao tacho e mexe-se para engrossar o molho.

Retira-se o peru do forno e deixa-se descansar um pouco antes de se cortar em fatias.

Servem-se as fatias de peru com os vegetais e o molho de laranja e romã. Termina-se adicionando mais um pouco de grãos de romã frescos.

Suculento, cítrico e saboroso.

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: