terça-feira, 11 de novembro de 2014

Mousse de Castanhas e Jeropiga


Olá a todos,

Estamos no São Martinho, a época das castanhas por excelência e como é tradição deste dia, não podemos comer castanhas sem ajudar com uns golinhos de jeropiga. Querem melhor combinação?

Por isso mesmo, o Barrigana não podia deixar de vos trazer mais uma receita e claro que só poderia ser uma doce e gulosa sobremesa. Assim, trago-vos uma fabulosa “Mousse de Castanhas e Jeropiga”. Vão precisar de:

- Cerca de 15 a 20 castanhas (sem casca e sem pele);
- 4 gemas de ovo;
- 4 claras;
- 8 colheres de sopa de jeropiga;
- 8 colheres de sopa de açúcar mascavado;
- Sumo de ½ limão;

Primeiro assam-se as castanhas no forno (30 minutos a cerca de 150 graus) e uma vez cozinhadas moem-se com a ajuda de um robot de cozinha até ficarem com uma consistência semelhante à do pão ralado. Junta-se a jeropiga, o limão e deixa-se marinar.

Num recipiente juntam-se as gemas com seis colheres de açúcar e bate-se bem, depois junta-se as castanhas moídas. De seguida, com a ajuda de uma varinha mágica passa-se tudo muito bem, deixando ficar com alguma textura.

Numa taça à parte batem-se as claras em castelo e quando estiverem a ficar firmes junta-se aos poucos duas colheres de açúcar. Uma vez firmes envolve-se com a restante mistura e serve-se em taças.

Para finalizar, partem-se alguns pedaços de castanha (previamente assada) e salteiam-se numa frigideira levemente untada com óleo de amendoim e temperam-se com um pouco de sal.

Serve-se a mousse com os pedaços de castanha e acompanha-se com um belo copo de jeropiga.

Uma sobremesa divinal para animar a noite de São Martinho.

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept   



1 comentário:

  1. Fabulosa mesmo! Muitos Parabéns ... é uma delícia. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar