sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Carne de Porco “à Barrigana” com migas de espargos alentejanas


Olá minha gente,

Na semana em que o Alentejo entrou para o mapa do Património Imaterial da Humanidade, através do seu bonito e solene cante, o Barrigana não podia deixar de vos trazer um belo petisco.

Como bom e orgulhoso alentejano que sou, hoje trago-vos um prato típico desta zona, com um pequeno toque pessoal. Assim, hoje trago-vos uma “Carne de Porco ‘à Barrigana’ com migas de espargos alentejanas”. Vão precisar de:

(para 4 pessoas)
(para a carne de porco)
- 500g de carne de porco (eu utilizei entrecosto partido em pedaços);
- Massa de pimentão q.b.;
- 4 dentes de alho (em pedaços grandes);
- 4 folhas de louro;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 3 colheres de sopa de banha de porco;
- 6 a 8 cogumelos (em fatias);
- Alguns pedaços de laranja;
(para as migas)
- Cerca de 500g de pão de “cabeça” tradicional alentejano (duro, com pelo menos 2 dias);
- 3 a 4 dentes de alho (em pedaços grandes);
- 1 colher de sopa de massa de pimentão;
- Cerca de 8 espargos (cortados em pedaços);

Em primeiro lugar, num recipiente tempera-se a carne em pedaços com massa de pimentão, pedaços de alho, folhas de louro e um pouco de pimenta preta.

Depois para fazer as migas, num tacho (sem estar ao lume) coloca-se um pequeno fio de azeite, o alho e o pão partido em cubos e sal a gosto. Depois cozem-se levemente os espargos em água a ferver por cerca de 2 minutos. Uma vez os espargos cozidos, retiram-se e partem-se em pedaços e reserva-se a água quente. Nesta fase coloca-se água a ferver quase até cobrir o pão, tapa-se e deixa-se que o pão a absorva.

Assim que a água tiver sido absorvida, juntam-se os espargos e leva-se ao lume.

Entretanto passamos à carne. Numa frigideira grande coloca-se um fio de azeite e a banha de porco para derreter (sim eu sei que é uma “gordurada”, mas sem banha, este prato não funciona, na minha opinião).

De seguida, coloca-se a carne e deixa-se cozinhar, assim que a carne estiver bem cozinhada retira-se quase todo o líquido da gordura para uma taça e reserva-se. Nesta fase, juntam-se os cogumelos à carne e deixam-se cozinhar, assim que estiverem macios desliga-se.

Voltando às migas. Nesta fase junta-se a gordura que retirámos da frigideira da carne e envolve-se tudo bem, tentando obter a forma de uma bola. Atenção, isto eu não consigo fazer como tradicionalmente o meu pai ou a minha mãe fazem: tapam o tacho, agarram nele, agitam-no, chocalham-no e….já está em forma de bola.

Para terminar serve-se tudo acompanhado por um quarto de laranja.

Já está, uma delícia. Agora é com a solenidade que se tem que ter para cantar o cante alentejano que vos digo: BOOOOOMMMMAAAAAAPEEEEETIIITÊÊÊÊ!


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário