sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pudim de Abóbora amaldiçoada com ovos de aranha e esguichos de sangue



Olá minha gente,

O Barrigana foi para a “ramboia” pedir doces e fazer travessuras, mas ainda vem a tempo de trazer-vos uma bela sobremesa para comemorar o Halloween.

Desta vez resolvi pegar em dois ingredientes da estação e que são alusivos ao Halloween, abóbora e romã (este nem tanto, mas também) para fazer uma sobremesa igualmente saborosa, gulosa e horripilante. 
Preparados?

Vão precisar de:
- Cerca de 250g de abóbora (cortada em pedaços);
- 6 colheres de chá de açúcar mascavado;
- 2 colheres de chá de canela;
- 1 colher de chá de gengibre em pó;
- ½ colher de chá de nós moscada;
- 1 vagem de baunilha;
- 1 colher de chá de açafrão das Índias em pó;
- sumo de uma laranja;
- 200 ml de natas;
- 4 folhas de gelatina;
- 3 gemas de ovo;
- Cerca de 150g de romã;
- sementes de chia;

Começa-se por colocar a abóbora num tacho com 4 colheres de sopa de açúcar mascavado, a canela, o gengibre em pó, a nós moscada, a vagem de baunilha, o açafrão, o sumo de laranja e as natas. Deixa-se cozinhar, mexendo ocasionalmente até a abóbora ficar completamente cozida. Depois, com a ajuda de uma varinha mágica passa-se até ficarmos com um puré líquido e reserva-se no frigorífico para arrefecer.

Entretanto numa taça batem-se as claras em castelo e assim que estiverem parcialmente consistentes junta-se duas colheres de açúcar, voltando a bater até que este fique dissolvido.

Nesta fase, junta-se o puré de abóbora às claras e envolve-se. De seguida aquece-se cerca de 6 colheres de água num tacho e dissolvem-se as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria até ficarem moles.

Junta-se a água com a gelatina ao restante preparado e serve-se tudo em taças. Leva-se ao frigorífico por cerca de duas horas.

Enquanto isto, num recipiente colocam-se os bagos de romã e com a ajuda de uma varinha mágica, moem-se. Depois passa-se por um passador para separar o sumo dos grumos da romã.
Num tacho leva-se a lume brando até este reduzir um pouco.

Para finalizar desenforma-se o pudim, serve-se, polvilha-se com algumas sementes de chia e com algumas colheres de romã e do seu sumo.      


Horripilantes fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário