sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Carpaccio de Ananás dos Açores com cobertura de Figos da Índia


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas.

Como já disse aqui nestes meus Diários, os Açores (principalmente a Ilha Terceira) são um local que têm um grande significado para mim. Não só porque são uma das regiões mais bonitas do nosso país, mas, acima de tudo, porque tenho familiares que vivem lá.

Por isso mesmo, na receita de hoje tentei fazer um prato que combinasse dois elementos principais, um dos Açores e outro de Alcácer do Sal. Assim, hoje trago-vos um “Carpaccio de Ananás dos Açores com cobertura de Figos da Índia”.

Ora acho que é escusado estar aqui a falar-vos do ananás dos Açores, já tem bastante fama. Contrariamente, o figo da Índia ainda é bastante desconhecido da maioria da população e em Alcácer podemos encontrá-los em abundância.

É difícil de determinar com exatidão a origem deste fruto, mas sabe-se que o seu consumo por seres humanos remonta há pelo menos 9000 anos e que foi trazido para a Europa por descobridores espanhóis. 

No nosso país adaptaram-se facilmente, principalmente no Alentejo e Algarve, onde nos dias de hoje crescem livremente e com alguma abundância.

Ainda assim, já existem algumas iniciativas no nosso país que lhes têm dado importância. Existe a Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira-da-índia e até já foi criado um pastel de nata com figos da Índia.

Nutricionalmente, é um fruto rico em açúcar, em potássio, magnésio, cálcio e vitaminas C, A, B1 e B2. 

Assim para esta receita vão precisar de:   

- 1 ananás os Açores (pequeno e maduro);
- 2 a 3 figos da Índia (maduros);
- Cerca de 100 ml de rum;
- 2 colheres de sopa de mel (usei mel da região de Alcácer);
- 1 pau de canela;
- 2 vagens de cardamomo;
- 1 raspa de laranja;

Começamos por descascar o ananás e fatiá-lo em rodelas bem finas (o mais finas possível sem que se desfaçam). Posto isto, levamo-las ao congelador durante cerca de 30 minutos.

Entretanto, para a cobertura de figos da Índia, descascamos estes frutos (com cuidado, pois estes têm picos muito pequenos) e partimo-los em pedaços. Depois num tacho deitamos o rum, juntamente com o mel, a canela, o cardamomo, a raspa de laranja e deixamos aquecer por alguns minutos mexendo sempre. Desligamos o lume e deixamos em infusão.

Passados cerca de 15 minutos voltamos a reaquecer a infusão, retiramos o ananás do congelador e partimo-lo em pedaços mais pequenos.

Assim que a infusão estiver quente retiram-se o pau de canela, as vagens de cardamomo e a casca de laranja e introduz-se os pedaços de figo da Índia. Apaga-se o lume e deixa-se ficar por dois a três minutos.
Servem-se os pedaços de carpaccio de ananás e cobrem-se com os pedaços de figo. Finaliza-se regando tudo com o “molho de rum”.

Experimentem, uma combinação surpreendente e deliciosa.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / Facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário