sábado, 6 de setembro de 2014

Beringelas Recheadas



Olá minha gente,

O verão está a chegar ao fim. Ainda assim podemos continuar a desfrutar de alguns dos frutos e vegetais que esta altura do ano nos oferece. Um desses grandes exemplos são as beringelas, cuja época áurea são os meses mais quentes.

Originárias da Índia onde, há 4000 anos, eram cultivadas como plantas ornamentais, as beringelas foram trazidas para a Europa pelos Árabes por volta do século XIII. A sua introdução começou na Península Ibérica e daí alastraram-se para o resto do “Velho Continente”.

A beringela é um vegetal fantástico, rico em nutrientes e muito pouco calórico, uma beringela com cerca de 150g contém apenas cerca de 30 calorias. Para além disso são ricas em fibras, vitaminas B1, B3, B6 e ainda ricas em poderosos antioxidantes.

Com todos estes nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento intestinal, ajudam a baixar o colesterol e a melhorar o fluxo sanguíneo.

Falando mais em “termos culinários”, são bastante “carnudas” e absorvem muito bem os sabores dos restantes ingredientes com que as cozinhamos. Assim, hoje trago umas “Beringelas Recheadas”. Vão precisar de:

Para duas pessoas
- 1 beringela (grande);
- 250g de carne de vaca moída;
- 10 cogumelos Paris;
- 1 alho francês (pequeno/médio);
- 1 colher de sopa de massa de alho;
- ½ cebola roxa (picada);
- Tomilho-limão q.b.
- 1 cálice de vinho branco;
- 1 noz de manteiga;
- Sal e pimenta q.b.
- Queijo Feta (alguns pedaços).

Em primeiro lugar corta-se a beringela ao meio de forma a obtermos duas partes iguais, nesta fase retira-se o interior de cada uma das metades, reservam-se deitando algumas gotas de limão para que as metades não oxidem e fiquem castanhas.

Depois numa frigideira começa-se por saltear com azeite a massa de alho, a cebola roxa e os pedaços de beringela (que retirámos do interior de cada metade). Passados cerca de cinco minutos, uma vez a beringela macia tempera-se com um pouco de sal e pimenta e junta-se o alho francês em rodelas. Deixa-se cozinhar mais um pouco e depois juntam-se os cogumelos em fatias e junta-se o tomilho-limão a gosto.

Assim que os cogumelos estejam quase cozinhados junta-se o vinho branco e deixa-se evaporar, depois tempera-se com a manteiga.

Nesta fase, junta-se a carne moída e tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar. Uma vez cozinhada retira-se do lume e recheia-se as beringelas com esta mistura, junta-se alguns pedaços de queijo feta e leva-se ao forno por cerca de 20 minutos a 200 graus.

Serve-se e desfruta-se.

Suculentas, saudáveis e saborosas.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: