terça-feira, 9 de setembro de 2014

Contaminação cruzada


Olá a todos,

Hoje venho falar-vos de contaminação cruzada. Sim é uma expressão um pouco estranha e, há semelhança de muitas outras, é um pouco difícil de explicar por palavras, no entanto é muito fácil de se perceber através de exemplos.

Ora aqui vai. Por exemplo, imaginem que estamos tranquilamente a preparar um belo frango assado no forno com vegetais para a nossa refeição. Como é habitual, estamos a “arranjar” o frango (cru) na tábua de corte que usamos sempre e com a nossa faca de cozinha preferida. Assim que o frango está preparado, passamos à próxima fase, ou seja, cortar os vegetais que vão acompanhar o frango, começamos a cortá-los na mesma tábua e com a mesma faca com que arranjámos o frango. A isto, meus amigos, chama-se contaminação cruzada.

Qual o problema? O problema consiste no facto de ao utilizarmos a mesma tábua e faca (sem serem lavadas) para arranjar o frango e cortar os vegetais, estamos a contaminar os vegetais com bactérias do frango.

Posto isto, qual a solução para este problema. Fácil, têm duas opções. A primeira é terem sempre algumas tábuas de corte, por exemplo, uma para preparar carne, outra para peixe, outra para os vegetais e por aí fora. Atenção neste caso convém lavar (com água quente) a faca que está a ser utilizada antes de passarem aos próximos alimentos, para que a contaminação não seja feita através da faca.

De facto, muitos restaurantes utilizam um esquema de cores de tábuas de corte para cada variedade de alimentos, evitando assim contaminações.

Outra opção, se não quiserem comprar várias tábuas, é lavar a tábua de corte com água bem quente e detergente de loiça, entre cada variedade de alimentos. Assim, com a água quente as bactérias morrem e o cheiro de cada ingrediente desaparece.

Mas não é só através das tábuas e facas que pode acontecer a contaminação cruzada, por exemplo, se guardarem a carne ou peixe crus na prateleira mais acima do frigorífico, estes podem pingar e contaminar produtos como vegetais, frutas, queijos, entre outros, que estejam nas prateleiras abaixo. Por isso, coloquem sempre carnes ou peixes crus na última prateleira mais abaixo do frigorífico e de maneira a que não estejam em contacto directo com outros alimentos que possam ficar contaminados.
Agora já sabem, atenção às contaminações cruzadas.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário