sábado, 7 de junho de 2014

Carapaus Manná em polme de cidra com “maiostarda” de coentros


Olá a todos,

O ingrediente principal da receita de hoje tem vários nomes e é um dos peixes mais utilizados na nossa gastronomia.

O seu nome “oficial” é Trachurus trachurus, mas como é complicado demais, por cá chamamos-lhe chicharro, jaquinzinho (quando é pequenino), mas o nome pelo que é mais conhecido é carapau.

De facto, o carapau é o terceiro peixe mais apanhado na costa portuguesa e é uma espécie bastante comum no oceano Atlântico, onde aparece desde a costa norte do Senegal, até à costa da Islândia, como também em todo o mar Mediterrâneo.    

É um peixe muito nutritivo, com elevadas quantidades de proteínas, vitaminas (principalmente do complexo B), minerais (sódio, ferro, potácio, cálcio, entre outros) e ácidos gordos ómega 3, para além disto é um peixe de fácil digestão.

Perante isto, o Barrigana viu-se “obrigado” a fazer uma receita com esta maravilha. Assim hoje trago-vos uns “Carapaus Manná em pome de cidra com ‘maiostarda’ de coentros”. Vão precisar de:

(para duas pessoas)
- 1 lata de Carapaus em óleo vegetal Manná;
- 3 colheres de sopa de farinha;
- 1 colher de chá de fermento;
- 2 colher de chá de vinagre de cidra;
- Raspa de limão q.b.;
- Sal e pimenta q.b.;
- ½ colher de chá de paprica;
- ½ colher de chá de açafrão em pó;
- 1 ovo;
- Cerca de 10cl de cidra;
(“maiostarda” de coentros)
- 2 colheres de chá de mostarda Dijon;
- 2 colheres de chá de maionese;
- Sumo de ½ limão;
- 2 colheres de chá de azeite;
- Pimenta q.b.;
- Coentros q.b.

Começando pelo polme de cidra, numa taça junta-se a farinha e o fermento, temperando com o vinagre, as raspas de limão, paprica, açafrão, sal e pimenta. Depois junta-se o ovo, a cidra e mistura-se muito bem. Caso a mistura fique muito grossa junta-se um pouco mais de cidra.

Posto isto, retiram-se, com cuidado, os carapaus da lata e limpam-se para retirar um pouco do óleo. Em seguida mergulham-se no polme e vão a fritar em óleo bem quente durante cerca de 20 a 30 segundos, até o polme ficar com uma cor acastanhada. Retiram-se e deixam-se repousar por dois minutos em papel absorvente.

Enquanto isto, numa taça junta-se a mostarda, a maionese, os coentros, o limão, o azeite e a pimenta, mistura-se bem e serve-se tudo.

Estaladiços por fora, mas suculentos por dentro, são uma autêntica delícia em que se come tudo, incluindo as espinhas. Experimentem.

Patrocinado por Manná – Patés e Conservas de Peixe - www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe 


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: