quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Abacate recheado com Filetes de Chaputa Manná



Olá minha gente,

Depois do Natal vem o fim de ano, e como já é hábito o Barrigana vem deixar-vos duas sugestões fáceis para deliciar a vossa passagem de ano.
Este ano decidi concentrar-me nas conservas de peixe. Porquê? Porque são opções fáceis de preparar, económicas (nem vai ser preciso usar o fogão) e bastante saudáveis (o que também ajuda se a resuloção para 2017 for perder uns quilinhos).
Assim, para hoje trago-vos "Abacate recheado com Filetes de Chaputa Manná", vão precisar de:

(Para 2 pessoas)
- 1 abacate (grande);
- 1 lata de Filetes de Chaputa em óleo vegetal Manná;
- 2 patés de Atum picante Manná (65g);
- 1 cabeça de Brócolos (pequena);
- 3 colheres de sopa de vinagre de cidra;
- 1 colher de sopa de mel;
- Raspas de limão a gosto;
- Sucedâneo de Caviar a gosto;
- Pimenta Rosa a gosto;
- Chalota desidratada a gosto;

Começamos pelo recheio. Numa taça juntam-se os "Patés de Atum picante Manná", juntamente com as raspas de limão, cerca de 1 colher de sopa de azeite e os "Filetes de Chaputa Manná" ligeiramente partidos em pedaços grandes. Mistura-se tudo com cuidado para que os pedaços de chaputa não se desfaçam demais. Reserva-se.
De seguida, aquece-se cerca de 2dl de água e numa taça colocam-se os brócolos cortados em pedaços pequenos (incluindo os talos) juntamente com 1 colher de chá de sal grosso, o vinagre e o mel. Assim que a água estiver a ferver, deita-se na taça dos brócolos, mistura-se tudo bem e reserva-se até que os brócolos estejam cozidos.
Depois desse tempo, escorre-se o liquido, reserva-se algumas cabeças de brócolos e o restante moe-se até se obter um puré grosseiro o qual finalizamos juntando dois ou três pedaços pequenos de abacate, para dar um toque mais cremoso.
Parte-se o abacate em 2 rodelas grossas (fazendo o corte em torno do caroço e retiranto depois cuidadosamente os pedaços) e regam-se com sumo de limão (para que não oxidem).
Nesta fase, recheiam-se as rodelas de abacate com a mistura de paté e Filetes de Chaputa e serve-se. Finaliza-se servindo também o puré de brócolos e decorando tudo com chalotas desidratadas, a pimenta rosa, as cabeças de brócolos e o sucedâneo de caviar a gosto.
Uma receita requintada, rápida e saudável para terminar o ano em beleza.

Patrocinado por Manná - Patés e Conservas de Peixe - www.consul.pt/manná / facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Apresentação sublime, muito bem conseguida, mas os sabores também não ficam atrás, gostei mesmo muito e recomendo. Beijinhos

    ResponderEliminar