segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Canapés Natalícios de Tomate seco e Filetes de Anchova Manná


Olá minha gente,

É Natal e como não podia deixar de ser o vosso amigo Barrigana vem trazer-vos novamente algumas sugestões de receitas para esta época.

No meu caso esta é das alturas do ano em que menos tempo estou na cozinha, prefiro antes estar com a minha família. Ainda para mais todos eles têm “mão” para a cozinha e nestas festas gostam de fazer cada um o seu “prato especial”. Daí eu raramente fazer alguma receita para a ceia e dia de Natal. No fundo, encaro isso como a minha prenda, estar fora da cozinha durante dois ou três dias seguidos.

Logo, nestas alturas aqui no blogue, gosto sempre de trazer-vos umas sugestões de receitas fáceis, deliciosas e adaptadas a esta época, para que não fiquem uma eternidade na cozinha.

Assim, hoje trago-vos uns “Canapés Natalícios de Tomate seco e Filetes de Anchova Manná”. Vão precisar de:

(Para 3 pessoas)
- 9 fatias de pão de forma (sem côdea);
- Queijo de vaca dos Açores (de pasta mole) a gosto.
- 1 lata de Filetes de anchova em óleo vegetal Manná;
- 8 a 10 pedaços de tomate seco (conservado em óleo);
- 2 a 3 tomates cherry;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
- Sumo de ½ limão;
- Cebolinho q.b.;
- Manjericão (2 a 3 folhas);
- ½  colher de chá de açúcar;
Utensílios: Aros de cozinha com várias formas e tamanhos.

Em primeiro lugar com a ajuda de um aro de cozinha redondo e grande retiram-se três círculos de pão de forma (um de cada fatia), ficando com nove círculos (três para cada canapé). Depois com um aro mais pequeno retira-se o centro de seis das nove fatias de pão (ficando duas fatias de pão sem o centro por cada canapé).

Nesta fase levam-se todas as fatias ao forno a 120 graus, por cerca de 10 a 15 minutos de cada lado, até ficarem douradas e estaladiças.

Retiram-se do forno e, uma vez mornas, coloca-se o queijo na primeira e na segunda fatia de cada canapé. De seguida levam-se novamente ao forno por cerca de 5 a 10 minutos no modo de grill a uma temperatura de cerca de 150 graus, para que o queijo derreta.

Uma vez o queijo derretido retira-se do forno e logo de seguida empilham-se por camadas (ficando assim três camadas, sendo que duas delas – a primeira de baixo e a segunda – têm queijo). Desta forma, o queijo funciona como uma “cola” fazendo com que as camadas fiquem unidas para depois se encher o interior com a mistura de tomate seco e anchovas.

Seguidamente, num recipiente juntamos os “Filetes de Anchova em óleo vegetal Manná”, o tomate seco, os tomates cherry, o azeite, o vinagre balsâmico, o sumo de limão, o cebolinho, o manjericão e o açúcar. Depois com a ajuda de uma varinha mágica reduz-se a um puré e caso esteja muito espesso, junta-se uma colher de sopa de água.

Termina-se enchendo os canapés com o puré de tomate seco e “Filetes de Anchova Manná” e serve-se.

Uma receita fácil, deliciosa e bonita para começar a ceia de Natal.

Patrocinado por Manná – Patés e Conservas de Peixe - www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Uma delícia! para ao olhos e para o paladar ... muito bem conseguido. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar