quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Souflé “partilhado” com waffle em sucos de tangerina


Olá a todos,

Natal não seria verdadeiramente Natal sem uma sobremesa. Por isso mesmo, o Barrigana traz-vos 
hoje uma bela sobremesa natalícia para adoçar a boca aos mais gulosos.

Para mim o Natal é partilha, por isso mesmo esta receita está muito bem adaptada a esse tema. Querem lá melhor exemplo de partilha do que um souflé doce, perfeitamente enformado, mesmo como mandam as regras (esteticamente falando), que depois é partilhado, esquartejado e “esbambalhado” em conjunto por uma família inteira. Isto sim, é para mim, a essência da partilha.

Assim, hoje temos um “Souflé ‘partilhado’ com waffle em sucos de tangerina”. Vão precisar de:

(Para 3 waffles)
- 4 colheres e sopa de farinha;
- 1 colher de chá de fermento;
- 2 colheres de chá de extracto de café;
- 1 vagem de baunilha;
- 2 colheres de chá de óleo;
- 4 colheres de sopa de açúcar (mascavado - opcional);
- 2 colheres de sopa de cacau;
- 1 pitada de sal;
- 2 colheres de chá de canela;
- 3 a 4 colheres de sopa de leite;
- 1 gema;
- 1 clara (batida em castelo);
Souflé
- 2 colhres de chá de extracto de menta;
 - 2 colheres de sopa de rum;
- 1 colher de sopa de água;
- 2 ovos (separar gemas das claras);
- 30g de açúcar;
 Molho de tangerina
- 4 tangerinas;
- 2 colheres de chá de açúcar;
- 1 colher de chá de canela;
- Rum q.b.

Em primeiro lugar, os waffles. Num recipiente juntam-se todos os ingredientes e misturam-se bem até se obter uma mistura macia. Depois pincela-se a máquina de waffles com um pouco de óleo e deita-se a mistura de forma a preencher toda a sua superfície. Continuamos até se acabar a mistura.

Depois passamos ao suflé. Numa taça juntamos as gemas de ovo com uma colher de sopa de rum e uma colher de sopa de água. Levamos um tacho com água a lume brando e depois cozinhamos as gemas em banho-maria mexendo sempre energicamente com a ajuda de umas varas de arame, até obtermos uma mistura amarela/esbranquiçada e leve. A esta mistura chamamos zabaglione/zabalione.

De seguida, retiramos a zabaglione do lume e juntamos-lhe uma colher de sopa de rum e o extracto de menta, misturamos e deixamos arrefecer durante cinco minutos.

Entretanto, noutra taça batemos as claras em castelo, e a meio do processo, vamos juntando o açúcar aos poucos até ficarmos com um merengue macio e brilhante. Assim, que o merengue estiver pronto, juntamos 1/3 à zabaglione e misturamos, depois juntamos tudo e envolvemos com cuidado para que o ar não se perca.

Nesta fase pincelamos uma frigideira com um pouco de manteiga e polvilhamos com açúcar em pó. Colocamos o suflé e polvilhamos com açúcar em pó por cima e levamos a lume baixo por cerca de um minuto até começarmos a ver bolhas a formarem-se nas laterais da frigideira. Logo de seguida, retiramos do lume e levamos ao forno, no modo grill, por mais um minuto.

Enquanto isto, num tacho levamos ao lume o sumo de tangerina, rum, açúcar e canela para reduzir. Assim que tiver reduzido e estiver um líquido mais espesso e brilhante está pronto para servir.

Depois de cozinhar um minuto no forno retira-se o souflé.

Serve-se colocando o waffle no prato e regando-o com o molho de tangerina e depois servindo uma boa colherada/fatia/pedaço de souflé por cima.

Não há nada melhor do que a partilha de um excelente prato.


Agora despeço-me com um OH, OH, OH!!!! Bom Apetite e Feliz Natal.

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Posso confirmar que é muito bom! doce qb ... perfeito para mim. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar