quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Especial de Natal - Entrada

Meus caros,
É Natal, uma das mais belas épocas do ano. Por isso, o Barrigana está feliz e embebeu-se do espírito natalício, qual Pai Natal, e resolveu preparar-vos algumas sugestões de receitas para a noite da consoada.
Já agora, e por falar em Pai Natal, com quem tenho uma disputa antiga, quero deixar bem claro que a minha barrigana é muito mais “bem-parecida” do que a desse velho barrigudo.
Enfim, passando ao que interessa, hoje venho deixar-vos uma entrada para a ceia.
“Bouquet” de tentáculos e peixinhos da horta com maionese de alcaparras.
Os ingredientes são:

Polvo (tentáculos);
1 cebola;
Feijão verde;
Limão;

Para o polme:
Farinha para fritar (“Frita fácil”);
1 Cerveja (mini 20 cl)
Sal e pimenta

Para a maionese de alcaparras:
Maionese;
Alcaparras;
Alho;
Sal e pimenta;
Paprika;
Cebolinho;
Sumo de limão e lima.

Em primeiro lugar, coze-se o polvo durante 90 minutos em lume brando. O segredo está em cozê-lo com uma cebola. Quando a cebola estiver bem cozida, o polvo está no ponto.
Depois coze-se também o feijão verde, basta cozinhá-lo 2 a 3 minutos em água a ferver. De seguida passamos ao polme, nesta receita teremos que fazer dois polmes, um mais grosso para o polvo e outro ligeiramente mais líquido para os peixinhos da horta.
Passamos cada um, pelo respectivo polme e fritamos em óleo bem quente (até convém, se puderem fritá-los em frigideiras separadas, ou numa bem grande), para que fiquem bem estaladiços. Caso queiram que fique extra crocante, “El Barrigana” tem um segredo. Fritem tudo uma vez, deixem arrefecer um pouco e depois passem tudo de novo pelo polme e voltem a fritar, desta vez por menos tempo, para não queimarem.
Em relação à maionese de alcaparras, juntem a maionese com a cebola que cozeu com o polvo (a cebola vai dar um toque adocicado que “corta” o ácido das alcaparras), as alcaparras, a massa de alho, sal, pimenta, coentros em pó, sumo de limão e lima e cebolinho. Rectifiquem os temperos a vosso gosto e pronto, está feito.
Como viram em 15 minutos podem fazer uma excelente entrada para a vossa ceia de Natal, diferente do habitual, mas sem fugir à tradição.

Fotos por: Sara Costa

1 comentário:

  1. Isto devia estar muito bom, tenho pena de não ter provado ... talvez no Verão. Linda

    ResponderEliminar