sábado, 29 de dezembro de 2012

Especial de Natal – Prato de carne

Caríssimos leitores,
Apresento-vos mais um dos pratos deste especial de Natal. Desta vez, e para não fugir à regra, mais um prato que costuma ser tradicional nesta época. Peito de peru recheado em molho de mostarda.
Para fazer esta receita vão precisar de:



1 peito de peru (grande, ou 2 médios);
2 talos médios de aipo;
2 cebolas;
Massa de alho;
2 cenouras;
8 a 10 cogumelos brancos;
10 a 15 cl de vinho branco;
Pimenta de Caiena;
Coentro em pó;
Margarina (um cubo pequeno);
Mostarda Dijon;
Iogurte Grego Natural;
Mel;
Tomilho;
Sal e Pimenta.

Começando pelo recheio do peru. Num tacho ou frigideira com azeite e massa de alho, salteia-se uma cebola, um talo de aipo, uma cenoura e os cogumelos. A meio deste processo junta-se o vinho branco, o cubo pequeno de margarina, os coentros em pó, a pimenta de Caiena (atenção é picante), umas gotas de sumo de limão, sal e pimenta. Uma vez salteado põe-se de parte o preparado.
De seguida, com uma faca bem afiada, abre-se o peito de peru a meio, não fazendo o corte até ao fim. Recheamos com o preparado e unimos as duas partes do peito com palitos (molhar previamente para não queimar). Dica, a técnica que uso para rechear sem haver desgraça é, primeiro põe-se metade do recheio no peito, depois com os palitos une-se as duas partes nas pontas, assim vai formar-se uma espécie de bolsa que se recheia com o restante.


Depois num recipiente próprio para ir ao forno fazemos uma “cama” para o peito com azeite, a outra metade da cebola, o outro talo de aipo e a outra cenoura.
Atenção, deve-se temperar o peito com sal, pimenta e um pouco de massa de alho e agora sim leva-se ao forno entre 45 a 60 minutos, dependendo do tamanho do peito.
Em relação ao molho de mostarda, junta-se a mostarda dijon, o iogurte grego natural, uma a duas colheres de chá de mel, tomilho sal e pimenta, tudo a gosto. Ter em atenção que para cortar o sabor forte da mostarda deve-se juntar mais iogurte.
Quando o peito estiver quase no ponto retire do forno e cubra-o com o molho de mostarda e leve ao forno até que o peito esteja totalmente cozinhado e que o molho esteja quente.
Depois é só servir e desfrutar.
Espero que gostem e bom apetite.


Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Mais um para o Verão ... porque Natal é quando um homem / uma mulher quiser.

    ResponderEliminar