sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Prego de Ventresca de Atum à Portuguesa Good Boy em Bolo do Caco


Olá minha gente,

O Prego é daqueles petiscos da cozinha tradicional portuguesa que está “na moda”. Efetivamente, nos dias que correm, existem cada vez mais formas de o apresentar e de o confecionar. Desde o mais tradicional (Pão e carne) até ao mais gourmet e surpreendente feito com outros ingredientes e servidos em pães diferentes.

Hoje trago-vos uma versão mais alternativas, um “Prego de Ventresca de Atum à Portuguesa Good Boy em Bolo do Caco”. Vão precisar de:

(para 2 pessoas)
- 1 lata de Ventresca de Atum à Portuguesa Good Boy (reservar o azeite da lata);
- 2 bolos do caco;
- Manteiga q.b.;
- 1 dente de alho (finamente picado);
- Salsa e coentros a gosto;
- 2 batatas doces;
- Mostarda q.b.;
- 2 colheres de chá de mel;
- Cebolinho a gosto;
- Piripíri a gosto;
- Raspas de laranja e limão q.b.;

Em primeiro lugar, numa taça mistura-se a manteiga amolecida, o alho (picado bem fininho), a salsa e os coentros picados.

Depois cortam-se os bolos do caco ao meio e leva-se ao forno a 180 graus, por cerca de 5 minutos, para que aqueçam. De seguida, barra-se cada um com a manteiga de ervas e leva-se novamente ao forno por 3 a 5 minutos. Retira-se e reserva-se.

Nesta fase, descascam-se e cortam-se as batatas doces (eu fi-lo com a ajuda de um spiralo que me ajudou a obter uma forma redonda e uma grossura fina e uniforme). Em primeiro lugar, passam-se por água fria e secam-se bem. Tempera-se com um pouco de azeite e levam-se ao forno a 180 graus por cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradas e estaladiças. Finaliza-se temperando com sal e pimenta a gosto.

Passando ao molho de mostarda e mel. Numa taça junta-se a mostarda, o mel, o cebolinho picado e o piripíri e mistura-se bem, juntando gradualmente o azeite da lata de conserva até se obter um molho de consistência homogénea.

Finaliza-se recheando os bolos do caco com as lascas de Ventresca de Atum à Portuguesa Good Boy e temperando com as raspas de laranja e limão. 

(P.S. e não se esqueçam de adicionar também a cebolinha, as ervas e a malagueta que vêem na lata com a ventresca, seria um desperdício não utilizá-las).   

E aqui está, um toque especial num clássico português.



Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário