segunda-feira, 13 de junho de 2016

Petiscos para o Euro I




Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas, contudo, a receita de hoje é especial. Como todos sabemos, por estes dias, já estamos em pleno Euro 2016 e em contagem decrescente para o primeiro jogo da nossa Selecção.
Por isso, o Barrigana já entrou em estágio para esse grande momento e, como já devem estar a imaginar, estas alturas têm que ser sempre bem acompanhadas por deliciosos petiscos que tornam ainda mais saborosa a vitória de Portugal (ou para tirar os “amargos de boca” caso percamos – mas não pensemos nisso agora).    
Assim nestes dias vou trazer-vos dois conjuntos de petiscos fáceis (para não perdermos nem um segundinho dos jogos de Portugal), simples, mas sempre deliciosos. Os petiscos são:

Rolinhos de Pretzel
- Cerca de 250g Farinha;
- 2 colher de chá Açúcar;
- 2 colheres de chá de sal fino;
- 1 pacote de levedura em pó (7 a 11g);
- 10g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente);
- 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
- 1 gema de Ovo;
- Sal grosso (a gosto);

Batata-doce assada
- 3 a 4 batatas doces;

Tremoços com temperos
- Cerca de 150g de tremoços;
- Sumo de 1 lima;
- 1 colher de sopa de Sambal (ou massa de pimentão com piri piri);
- ¼ de cebola roxa (finamente cortada em meia-lua);
- 1 colher de sopa de azeite;

Nozes salteadas
- Miolo de Noz a gosto;
- ½  colher de sopa de azeite;
- Flor de sal a gosto;
- Raspas de limão a gosto;

Cogumelos salteados
- 8 a 10 Cogumelos marron;
- 1 colher de sopa de Molho Inglês;
- Sal e pimenta a gosto;

Primeiro, numa taça funda junta-se a farinha, o sal fino, o açúcar e a levedura. Depois junta-se a manteiga (à temperatura ambiente) mistura-se tudo com as mãos, desfazendo a manteiga com a farinha.
Posto isto, junta-se água (tépida) gradualmente continuando a misturar até de formar uma bola de massa peganhenta. Retira-se da taça e amassa-se numa superfície bem enfarinhada (por cerca de 5 minutos) até a massa ficar elástica e macia. Reserva-se num local seco colocando numa taça untada e cobrindo com película anti aderente para a massa levedar durante 1 hora.

Passada essa hora, retira-se a massa e divide-se em partes iguais, depois estica-se bem os pedaços de maneira a formar um retângulo, de seguida corta-se cada um destes retângulos em tiras com sensivelmente a grossura do dedo mindinho. Esticam-se um pouco e depois enrolam-se sobre elas de forma a obter-se um caracol de massa. Quando estiverem todos enrolados, colocam-se num tabuleiro e levam-se ao congelador por cerca de 10 minutos.
De seguida, num tacho largo aquece-se água com o bicarbonato de sódio (atenção, não deixar levantar fervura) e cozem-se 6 rolinhos de cada vez para não baixar a temperatura da água, durante 30 segundos de cada lado. Antes de ir ao forno deixamos arrefecer um pouco e depois pincelamos com a gema de ovo ao qual juntamos um pouco de água. Ainda antes de ir ao forno, polvilhamos com sal grosso e aí sim, vão ao forno a 200 graus, por cerca de 20 minutos até estarem castanhos.

De seguida as batatas doces. Descascam-se as batatas, partem-se em pedaços e colocam-se num tabuleiro previamente untado abundantemente com azeite. Misturam-se bem de maneira a que fiquem todas as batatas bem cobertas com o azeite e tempera-se com sal. Leva-se ao forno a 150 graus por cerca de 1 hora, ou até as batatas estarem douradas e estaladiças.

Passando aos tremoços. Numa taça juntam-se os tremoços (previamente demolhados por alguns minutos em água), o sumo de lima, o sambal, a cebola roxa e o azeite. Mistura-se tudo bem e serve-se.

Depois as nozes. Numa frigideira seca, tosta-se os miolos de noz durante alguns minutos, depois junta-se o azeite, o sal e deixa-se saltear por mais 1 minuto. Finaliza-se juntando raspas de limão a gosto. Deixa-se arrefecer e serve-se.    

Passando aos cogumelos. Numa frigideira aquece-se bem o azeite e juntam-se os cogumelos cortados em quartos e deixa-se cozinhar bem. De seguida, temperam-se com o molho inglês e finaliza-se com sal e pimenta a gosto. Deixa-se arrefecer um pouco e servem-se.

Como vêm estes são petiscos, saborosos e fáceis. Força Portugal!

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário