terça-feira, 7 de junho de 2016

Gnocchi com Ventresca de Atum à Portuguesa Good Boy



Olá minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas e desta vez utilizei um ingrediente bem conhecido e apreciado pelos portugueses, o atum, neste caso a zona da barriga ou ventresca.
Comparativamente com os tradicionais filetes ou lombos de atum, esta é uma zona mais nobre do animal, pois é uma zona muito mais gorda e consequentemente mais saborosa. De facto, esta parte do atum é muito utilizada também para fazer sushi  e sashimi, sendo considerada como uma verdadeira iguaria.
Nesta receita não utilizei ventresca fresca, mas sim em conserva, que acaba por ser uma opção muito mais em conta e mais prática e saudável também. 
Assim, hoje trago-vos uns "Gnocchi com Ventreca de Atum à Portuguesa Good Boy". 

Vão precisar de:

(Gnocchi)
- 3 batatas (cerca de 500g);
- Cerca de 75g de farinha;
- 1 gema de ovo;
- Raspas de limão q.b.;
- Noz moscada q.b.;
- Tomilho seco a gosto;

(Molho e recheio)
- 1 lata de Ventresca de Atum à Portuguesa Good Boy (reservar o azeite);
- 2 latas (65g) de Paté de Atum Manná (ou seja 130g);
- Sumo de ½ limão;
- Cebolinho (picado);
- ½ colher de chá de açúcar;
- 3 a 4 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 2 colheres de chá de ketchup;
- Oregãos seco a gosto;

Começando pelos Gnocchi. Em primeiro lugar picam-se as batatas com um garfo, envolvem-se com azeite, colocam-se numa assadeira e levam-se ao forno por uma hora até estarem fofas por dentro e estaladiças por fora (outra boa opção é coze-las a vapor). Deixam-se arrefecer ligeiramente e cortam-se ao meio retirando cuidadosamente o interior. Com a ajuda de um garfo, esmagador ou de um passe-vite esmigalha-se até se obter um puré leve.

Posto isto, numa taça junta-se o puré, a nós moscada, o tomilho seco, o sal, a pimenta, a gema de ovo e a farinha aos poucos misturando-se até se obter uma massa homogénea, macia e leve. Embrulha-se em pelicula antiaderente e leva-se ao frigorífico durante 20 minutos para que a massa descanse. Passado este tempo, divide-se a massa em pedaços e estica-se cada pedaço (com a ajuda de um rolo de cozinha) e depois cortamos de forma a obtermos tiras com a grossura de cerca de um dedo. Corta-se cada tira em pedaços de 2,5cm e colocam-se num tabuleiro com farinha e leva-se ao frigorífico por 15 a 20 minutos para assentar.

Enquanto os gnocchi estão no frigorífico, numa frigideira adiciona-se cerca de metade do azeite da lata e cozinha-se a polpa de tomate, o ketchup, o açúcar e deixa-se por alguns minutos. Entretanto, numa taça à parte juntam-se os 130g de "Paté de Atum Manná", um pouco do azeite da Ventresca (para soltar a mistura dos patés), o sumo de limão e o cebolinho e mistura-se tudo bem  e junta-se à figideira com o molho de tomate. Envolve-se tudo e deixa-se cozinhar por mais um minuto e junta-se sal, pimenta e os oregãos secos a gosto.   

Depois cozem-se os gnocchi numa panela com água fervente (não a ferver, pois a água a ferver pode desfazer os gnocchi) e assim que estiverem a boiar estão prontos. Nesta fase aquece-se cerca de uma colher de sopa de azeite numa outra frigideira e assim que os gnocchi estiverem prontos salteiam-se até ficarem dourados.

Finaliza-se juntando os gnocchi ao molho de paté de atum e adicionanado também a "Ventresca de Atum à Portuguesa Good Boy" em lascas. Deixa-se aquecer mais um pouco, envolve-se tudo bem e serve-se.

Saboroso e cremoso, uma delícia.

Patrocinado por Good Boy Conservas de Peixe - www.consul.pt/good-boy-pt / facebook.com/goodboy.conservasdepeixe

Manná - Patés e Conservas de Peixe - www.consul.pt / facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário