domingo, 4 de novembro de 2012

Os “chef’s” da minha família

Por norma, a minha família teve sempre grandes “chef’s”. Reza a lenda, que aquando da primeira conquista de Alcácer do Sal aos mouros, em 1158, o próprio D. Afonso Henriques ordenou que o meu antepassado – D. Barrigana I (quase que posso jurar que ele existiu) – preparasse o banquete de celebração da conquista. Ora eu gosto de pensar que D. Afonso Henriques deixou que Alcácer fosse reconquistada, pelos mouros, só para ter que “re-reconquistá-la” e empanturrar-se com um novo banquete. Infelizmente não conseguiu e só o seu neto, D. Afonso II, é que teve essa oportunidade. Na altura foi D. Barrigana II o cozinheiro, que fazia umas pinhoadas de “morrer”.
Existiam provas de tudo isto, mas foram destruídas num dos incêndios da Torre do Tombo.
Hoje em dia, a linhagem continua e são vários os “chef’s” na família.
A minha mãe Ana Maria é a mais activa. Cozinha bem tudo o que se come no dia-a-dia, desde a mais simples sopa de feijão verde, à mais elaborada canja de garoupa.
O pai Carlos fica encarregue dos almoços ao fim-de-semana e de todos os pratos especiais que envolvam um tacho de barro e brasas. Sou fã da carne e peixe assado e da feijoada de choco.
A minha irmã Patrícia, faz vários pratos deliciosos e sempre “à maneira dela”. É mestre nos Canelones e na mousse de ananás, só tenho pena de não poder comê-los mais vezes.
A tia Paula, domina vários doces e bolos típicos de Portugal continental e ilhas dos Açores. As especialidades são a mousse de chocolate e o bolo de bolacha.
Outra cozinheira de mão cheia é a minha tia Piedade. O arroz doce, o bacalhau espiritual e as pataniscas de bacalhau ou sardaniscas (como diz a minha mãe) são do melhor que há.
O meu tio “Betucha” (o caçador da família) é famoso por pratos que não se come em todo o lado, faisão, javali, veado, perdiz, ou o premiado camarão atomatado (prémio de melhor petisco da feira da Pimel de 2009);
A tia “emprestada” Mila, é doutorada em tudo o que é doce. Os meus preferidos? Tarte de amêndoa, bolo mármore,…, bem é mesmo tudo;
E até a minha namorada Sara, deve ser pela convivência com o Barrigana, prepara umas salsichas com couve e uma bolonhesa de chorar por mais. É claro que não o faço à frente dela.
Com uma família como esta, eu não poderia ser diferente. Por isso, não percam os próximos post’s, porque nós também não!

1 comentário:

  1. E a 'salada de ovas' da Sara? uma delícia.
    Beijinhos da mamã para os 2.

    ResponderEliminar