sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tzatziki: A primeira receita



Meus amigos, o Barrigana está de volta com mais um diário. Desta vez, e a pedido de muitas famílias, trago-vos uma receita, … aliás, a primeira receita do Barrigana, que espero que satisfaça a gula de muitos e que ajude muitos outros que possam estar a precisar de algum “ar fresco” na sua vida culinária.
Hoje trago-vos uma receita simples, barata, mas que pode impressionar qualquer pessoa, namorada(o) ou amigos(as). Vão por mim, comigo resultou.
Apresento-vos…Tzatziki. Perguntam vocês, “…e que budega é essa de que tu tás prái a falar… oh barrigudo?”.
Se é mesmo isso o que estão a pensar, então aqui vai a resposta. Tzatziki é um molho grego, que normalmente é servido como aperitivo ou entrada, ou como acompanhamento de outros pratos. É feito com iogurte grego e pepino.
Mas deixemo-nos de grandes explicações e passemos ao que interessa.
Os ingredientes que vão precisar são:
- Pepino;
- Iogurte Grego;
- Alho (em massa se preferirem);
- Azeite;
- Limão;
- Paprika;
- Tomilho ou endro;
- Sal e pimenta.
Em termos de quantidades, cada um pode usar as quantidades que lhes parecerem e souberem melhor. Eu costumo usar, para cada pepino (de tamanho médio), cerca de três iogurtes de 125g.
Em primeiro lugar, começo por descascar, retirar as sementes e cortar o pepino em pedaços. Uma vez cortado junto-lhe um pouco de sal grosso e passo-o com uma varinha mágica, até ficar uma pasta de pepino aguada. A etapa seguinte é escorrer essa pasta de pepino, para que quando o tzatziki estiver pronto não fique demasiado líquido.
Posto isto, junto a pasta de pepino ao iogurte, assim como o alho, o azeite, o limão, a pimenta, a paprika e o tomilho, todos a gosto. E depois é só uma questão de provar e acrescentar o que for preciso. Há quem goste com mais alho, ou com mais paprika. O objectivo é ficar com uma pasta cremosa e fresca.
Por norma, é costume servir o tzatziki acompanhado com pão pita. Pessoalmente, prefiro acompanhar com tortilhas ou com tostas.
Como viram é fácil (mesmo fácil!) e depois é só desfrutarem.

Fotografias por: Sara Costa – www.sarajfcosta.wix.com/fotografia

2 comentários:

  1. Eu posso confirmar que é ótimo como entarada... e apetece ir sempre petiscando, sou dos priviligiados que já provou feito pelo próprio barrigana. Beijinhos para o 'chef' e para a fotógrafa. Linda

    ResponderEliminar
  2. sim é verdade é muito bom, importámos o Barrigana para os Açores este verão e durante uns dias deliciámo-nos com o tzatziki, bem como com as pizas de alheira e farinheira e salmão fumado e espinafres... tavam uma maravilha!
    De vez em quando a malta da Terceira relembra essa jantarada com água na boca e um ratito no bucho...
    as fotos tão muito fixes parabéns aos 2 bj grande da mana do Barrigana =)

    ResponderEliminar