domingo, 18 de novembro de 2012

Comida de Feira

Quem não gosta de uma boa comida de feira, festa popular ou romaria? Farturas, churros, pão com chouriço, polvo assado na brasa, maçã do amor, pipocas coloridas, cachorros, hambúrgueres, bifanas…. Enfim, as opções são quase infindáveis, mas considero estes os “clássicos”.
Para mim, feira não é feira sem pelo menos uma fartura e/ou um pão com chouriço. Não há nada mais agradável do que passar a noite entre fumo, pregões (…)“oh vizinha veja…! É só 1 aéurió!” e música aos altos berros remisturada com os apitos irritantes dos “carros de choque”, ou pelos fantásticos comentários do “Sr. Do Kanguru”…”(…) e vai! Mais um saltinho! Upa! Agora é pás meninas fazerem chi chi!”
E depois de tudo isto, nada mais agradável do que chegarmos a casa a cheirar “a cigano”, prepararmos uma bebida para acompanhar uma bela fartura, ou um pão com chouriço a ferver.
Mas meus amigos, o “gourmet” já chegou às feiras de norte a sul do país. Acreditem ou não, na última feira a que fui (no início de Outubro, em Alcácer) provei uma coisa inesperadamente extravagante que faz inveja a qualquer prato retirado da ementa do famoso restaurante “elBulli”: pão com bacalhau. Atenção! Não é um pão com bacalhau qualquer. É uma espécie de pão com chouriço, mas em vez de chouriço, tem bacalhau salteado.
Tenho que vos confessar uma coisa,… para mim não funcionou, em primeiro lugar não sou grande apreciador de bacalhau, depois não conseguia tirar da cabeça a imagem e o sabor de pão com chouriço. Para mim, simplesmente não combina!
Por isso, eu vou-me manter fiel aos grandes clássicos e deixo-vos um conselho do fundo da Barrigana. Meus caros amigos e camaradas de comida, deixem-se de preconceitos e façam uma visitinha às feiras da vossa localidade e aproveitem tudo o que de bom elas têm para vos oferecer.
Para os que não têm o privilégio de ter uma feira ou festa na vossa cidade não se preocupem, EL BARRIGANA! tem a solução. Comprem um pão com chouriço na roulotte ou padaria mais perto e comam-no a ouvir o “best hits” dos Santamaria ou o “É o bicho” do Iran Costa o mais alto que os vossos ouvidos permitirem e vão ter a vossa própria feira em casa.
E vocês? Como são as feiras na vossa cidade?
E o que mais interessa. O que comem nelas?

2 comentários:

  1. Cá para mim na feira é a bifana e o cachorro com aquela mostarda mesmo de feira ... nada de mostardas mais elaboradas, imperial/fino (conforme a zona) e para finalizar fartura acompanhada de ginga, um dos melhores jantares!
    Até me admira a Sara não te fazer lembrar o 'algodão doce', ela adorava. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa selecção. São sempre boas opções para uma boa ementa de feira. É verdade faltou-me esse grande clássico que é o algodão doce. Obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar