domingo, 3 de fevereiro de 2013

Guia para um Final Feliz – “Mini pizzas pican-doces”

Olá minha gente,

O Barrigana está de volta com mais um especial Óscares 2013. Para hoje, temos o filme “Guia para um final feliz” (Silver Linings Playbook), que nos fala da história de Pat Solano (Bradley Cooper). Depois de ter perdido tudo – casa, emprego e mulher – e de um internamento numa instituição de saúde mental, Pat vê-se de volta à casa dos pais.
Apesar disto, luta para se manter positivo, reconstruir a sua vida e reunir-se com a sua mulher. Os seus pais só querem que ele se recomponha e que partilhe da obsessão familiar pelos Philadelphia Eagles.
Mas quando Pat conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher misteriosa, que também tem os seus próprios problemas, as coisas ficam confusas. Tiffany oferece-se para ajudar Pat a recociliar-se com a sua mulher, mas pede em troca ajuda para alcançar algo que também lhe é importante. Depois de tudo isto, começa-se a formar um inesperado laço entre eles e que os “ ‘guia’ para um final feliz”.
Relativamente ao prato que escolhi para acompanhar este filme, baseei-me no facto de Pat ser bipolar, logo teria que fazer um prato em que os sabores fossem opostos. Assim, tenho para vocês umas mini pizas “pican-doces”.
Para isto, vão precisar de:

(Massa)
- ½ cubo de fermento prensado (21g);
- 1 colher de chá de açúcar;
- 250 g de farinha;
- ½ colher de chá de sal;
- 2 colheres de sopa de azeite;
(Recheio)
- 4 a 6 quartos de maçã fatiados (granny smith);
- 8 a 12 Framboesas;
- 1 banana (em rodelas);
- 6 a 8 quartos de pêssego (enlatado);
- 4 colheres de sopa de mascarpone;
- 2 colheres de chá de mel;
- 3 colheres de chá de canela;
- 1 a 2 colheres de chá de piri-piri;

Para começar desfaz-se o cubo de fermento, polvilha-se o açúcar por cima, junta-se 75 ml de água morna e mistura-se até o fermento ficar desfeito. Depois deita-se a farinha num recipiente, faz-se um buraco a meio e deita-se o fermento desfeito, cobre-se e deixa-se repousar por 15 minutos num lugar quente.
Posto isto, acrescenta-se o sal e o azeite e trabalha-se tudo com uma batedeira, ou com as mãos, até conseguir uma massa esponjosa. Ao mesmo tempo incorpora-se mais 75 ml de água. Nesta fase polvilha-se a massa com farinha, cobre-se com um pano e deixa-se por 45 minutos para fermentar. Depois volta-se a trabalhá-la energicamente e estende-se com a ajuda de um rolo.
Para o recheio juntamos o mascarpone, o mel, a canela e o piri-piri a gosto e espalha-se nas massas. Nesta fase, corta-se a fruta em quartos e dispõe-se em cada uma das pizas. Neste caso, fiz uma com maçã e framboesas e outra com pêssego, banana e framboesas. Atenção convém ter massa suficiente nas margens das pizas para que possam dobrá-las e fazer um rebordo alto, para evitar que o recheio, ao ficar mais líquido, transborde (que foi o que me ia acontecendo).
Leva-se ao forno por cerca de 45 minutos a 1 hora, ou até estarem cozidas.
Vão ver que são surpreendentemente boas, a massa é salgada e o recheio é doce no início e picante no fim.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Gostei muito do filme ...e acompanhado com essas pizzas ... maravilha! Só falta aí uma bebida para acompanhar ... talvez espumante? ou sangria de espumante? Beijinhos e continuem ...

    ResponderEliminar