terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Os Miserables – Croque Madame e Croque Monsieur

Mes amis,

Hoje, Le Monsieur Barriganá traz-vos mais um Especial dedicado aos Óscares 2013. O filme que hoje servirá de mote para uma receita é o drama musical, “Os Miseráveis” (Les Miserables).
Realizado por Tom Hooper, este filme é baseado no musical, com o mesmo nome, que por sua vez se baseia no romance do escritor francês Victor Hugo, “Les Miserábles” (Os Miseráveis). O filme relata-nos a história de Jean Valjean (Hugh Jackman) que depois de ter estado preso tenta recomeçar a sua vida, numa França que vive tempos conturbados, entre duas batalhas, a de Waterloo e os motins de 1832. Jean vê-se perseguido pelo impiedoso inspector Javert (Russel Crowe), enquanto cuida de Cosette (Amanda Seyfried) uma criança que se encontra sozinha depois da decadência da sua mãe Fantine (Anne Hathaway).
Ora o prato que vos trago hoje é um clássico da cozinha francesa, assim como o romance de Victor Hugo (um dos mais reconhecidos escritores da sua época) é um dos grandes clássicos da literatura mundial. Ora sem mais demoras, o prato que vos trago é “Croque Madame” e “Croque Monsieur”.
Em primeiro lugar, “Croque” é usado em francês para se referir ao som que o pão estaladiço faz assim que se o trinca. Este prato surgiu pela primeira vez em 1910, no menu de um café de Paris.
Hoje trago-vos as duas variações clássicas de “croques”, mas em França existem várias variantes com outros ingredientes, e até uma “Croque McDo”, autoria de uma grande cadeia de “fast-food”. A diferença entre estas duas “croques” é o facto da “monsieur” ser coberta por queijo e da “madame” ser coberta por um ovo estrelado.
Vão precisar de:

(Para duas pessoas)
- Pão (4 fatias);
- Margarina (4 colheres de sopa);
- Farinha (3 colheres de sopa);
- Sal e pimenta;
- Presunto (2 fatias);
- Fiambre (2 fatias);
- Queijo Roquefort;
- Queijo Flamengo (2 fatias);
- 1 ou 2 ovos (consoante o tamanho do pão);




Para começar faz-se um molho bechamel, derretendo-se a margarina num tacho, à qual se vai juntando a farinha enquanto se mexe, para não deixar grumos. Assim que se formar um creme espesso e sedoso, tempera-se com sal e pimenta (e opcionalmente com um pouco de queijo).
Posto isto, e depois de se torrar levemente o pão, montam-se as “croques”. Começando pela “monsieur”, cobre-se a primeira fatia com molho bechamel, seguida pelas fatias de presunto. Por sua vez, cobre-se o presunto com roquefort, com a outra fatia de pão, e com mais bechamel e mais roquefort ralado.
Quanto à “croque madame” cobre-se de novo a primeira fatia com bechamel, seguido do fiambre e do queijo flamengo. Termina-se com a outra fatia de pão coberta com queijo roquefort e com um ou dois ovos estrelados (dependendo do tamanho da fatia). Leva-se ao forno entre 15 a 20 minutos até estarem douradas e estaladiças, para fazerem o tão desejado “Crrroooc”!
Uma óptima opção para se jantar enquanto se assiste a este filme.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário: