quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Chef João Carlos Silva – Quadradinhos de frango com molho de café

Boas pessoal,

Hoje o Barrigana faz “Challenge Accepted” à receita de “Quadradinho de frango com molho de café” do chef João Carlos Silva.
João Carlos Silva, nasceu em Angolares, São Tomé, em 1956. Dividido entre São Tomé, Angola e Portugal, estudou Direito, exerceu Jornalismo e iniciou as suas actividades como artista plástico. Dirige o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Roça S. João, um projecto dedicado á agricultura, pecuária, educação não-formal, ambiente, cultura e turismo, em São Tomé.
Tornou-se conhecido do grande público português (eu próprio incluído) com o seu programa televisivo de culinária, “Na Roça com os Tachos” que passou na RTP África e na RTP2.
Para esta receita vão precisar de:

- 1 ou 2 peitos de frango;
- 1,5 dl de café aromático;
- 0,5 dl de vinho branco;
- 1,5 dl de natas;
- Manteiga;
- Alho;
- Tuá-tuá (Malagueta ou piri-piri);
- 1 folha de louro;
- Grãos de café;
- Sal

Primeiro faz-se uma pasta, pisando alguns tuá-tuá (conhecida como a “malagueta que explode no ar”) com uma pitada de sal e reserve.
Cortam-se os peitos de frango em cubinhos, temperam-se e alouram-se numa frigideira com manteiga. Aos cubinhos junta-se de seguida a pasta de malagueta, o alho picado, e a folha de louro. Depois de dourados retira-se e reserva-se.
Posto isto, na mesma frigideira, junta-se o vinho branco e o café ao molho da fritura. Deixa-se evaporar e adicionam-se os grãos de café e as natas. A partir daqui deixa-se “os ingredientes a namorar”.
Para finalizar, envolve-se bem durante um minuto, tempera-se com sal e pimenta, se necessário, e deita-se por cima dos pedacinhos de frango.
E agora tenho mesmo que dizer isto…”façam o favor de ser felizes.”

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Isso parace ser bom ...qual será o melhor acompanhamento? arroz? farofa? moamba? ou aí não se usa?
    Beijinhos

    ResponderEliminar