sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

00:30 – A Hora Negra – Tarteletes com manteiga de amendoim e maçã

Olá pessoal,

Hoje, em mais um Diário, venho trazer-vos a última sugestão dedicada aos filmes candidatos ao Óscar para melhor filme 2013.
O último filme é “00:30 – A Hora Negra”, realizado pela dupla vencedora de três Óscares com “Estado de Guerra”, Kathryn Bigelow e Mark Boal.
Este filme traz para o “grande ecrã”, de uma forma subtil e envolvente, alguns dos detalhes sobre a captura do homem mais procurado do mundo, nos últimos 10 anos: Osama bin Laden. Esta operação foi encabeçada por uma pequena e dedicada equipa de operacionais da CIA, que em segredo conseguiram preparar cada pormenor desta missão.
Passando aos cozinhados, decidi preparar uma receita com um elemento marcante da cozinha americana, assim como a captura de Osama bin Laden foi um marco histórico. Assim, preparei umas “Tarteletes com manteiga de amendoim e maçã”.

Vão precisar de:
- Massa folhada;
- Cerca de 150g de amendoins torrados sem sal;
- 2 a 3 colheres de sopa de óleo vegetal;
- 1 a 2 colheres de chá de sal;
- 1 a 2 colheres de sopa de açúcar mascavado;
- 1 colher de sopa de sumo de limão;
- 1 maçã;
- 2 a 3 colheres de chá de canela;
- 1 ovo (batido);

Em primeiro lugar, num recipiente juntam-se os amendoins, o óleo vegetal, o sal, o açúcar e com a ajuda da varinha mágica (ou de um robot de cozinha) reduz-se tudo a uma pasta (caso necessário adiciona-se água à mistura). Consoante o gosto pessoal, passa-se mais ou menos a pasta, para ficar mais ou menos macia. Coloca-se num recipiente e leva-se ao frigorífico.
Depois corta-se a maçã em pedaços, junta-se o sumo de limão, a canela e mistura-se com a manteiga de amendoim.
Posto isto, estica-se a massa e, com a ajuda de uma faca, dá-se a forma desejada. Preenche-se o centro com o preparado da manteiga de amendoim e da maçã e com o que restar da massa cortam-se algumas tiras para criar rebordos que por fim pincelam-se com o ovo batido. Leva-se ao forno por 15 a 20 minutos. Não se esqueçam de não retirar o papel que vem com a massa folhada, ou então vão ter massa estorricada.
Como acompanhamento sugiro gelado de baunilha e de chocolate.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Para mim pode sair uma ... só com gelado de baunilha (não gosto de gelado de chocolate), eu não gosto de manteiga de amendoim de frasco, mas essa parece-me ótima. Beijinhos

    Vai já pensando nas próximas receitas ... que eu estou à espera.

    ResponderEliminar