segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cascas, Espinhas e Ossos

Boas,

Mais um diário e mais uma dica que tenho para vos dar e que vos pode ser muito útil. Mas antes de mais tenho uma pergunta para vos fazer. O que é que fazem com as cascas do camarão, espinhas e pele do peixe ou com os ossos da carne? O quê!!?? Deitam fora. Não, não meus amigos, resposta errada. A resposta certa seria – uso para fazer caldos, ou para enriquecer sopas e outros pratos.
Como, perguntam vocês? Façam o seguinte peguem nas cascas, espinhas ou ossos por cozer e alourem numa panela juntamente com cebola, cenoura, aipo, louro, tomilho sal e pimenta. Uma vez alourados juntem água até os ingredientes ficarem cobertos, depois deixem levantar fervura e depois reduzam o lume para que cozinhe durante cerca de 15 a 20 minutos em lume brando.
Cascas e cabeças de camarão: Usem a água em que cozem os camarões para enriquecer uma base de sopa normal e ficam com sopa de camarão…mas esta é uma receita para mais tarde.
Espinhas e pele do peixe: Método igual ao anterior. Um bom exemplo é uma muito famosa canja de garoupa que também terá que ficar para mais tarde.
Ossos da carne (principalmente de vaca ou vitela): Usar a receita que referi anteriormente. É uma excelente maneira de enriquecer um risoto de cogumelos, por exemplo.
Há sempre a opção mais fácil de usar um cubo do caldo que se pretende. Sim é bem mais fácil e cómodo, eu também os uso de vez em quando, mas não são tão saborosos.
Experimentem e comprovem, vale a pena.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário